Azeredo homenageia executivo que deixa a Usiminas



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) fez nesta terça-feira (13) um discurso em homenagem ao engenheiro Rinaldo Campos Soares, que, depois de 18 anos, deixa a presidência da siderúrgica Usiminas. Formado no curso de Engenharia e Metalurgia da Escola de Minas do Ouro Preto e com título de Doutor em Metalurgia pela Universidade de Paris, Rinaldo começou sua trajetória na Usiminas em 1971, como assessor do Departamento de Engenharia Industrial. Vinte anos depois foi escolhido para presidir a companhia.

- É uma história que se funde com a da própria empresa - disse Azeredo.

De acordo com o senador, na direção, ele ajudou a consolidar o maior complexo de aços planos da América Latina, formado por duas grandes siderúrgicas - a Usiminas e a Cosipa - e mais 14 empresas. E já no primeiro ano de sua gestão deparou com o desafio de conduzir a privatização da Usiminas.

Azeredo ressaltou os bons resultados do processo de privatização e do plano de metas, que envolveu investimentos de U$ 2,1 bilhões - o maior volume já realizado por uma siderúrgica brasileira.

- Os resultados trouxeram a otimização da produção, a atualização tecnológica, sem esquecer a proteção ambiental. Ou seja, paralelamente à adaptação da livre-iniciativa, a Usiminas estabeleceu prioridades para seu posicionamento no mercado siderúrgico de forma competitiva e sustentável - disse o parlamentar.

A presidência da Usiminas será transferida a outro metalurgista, Marco Antônio Castello Branco, executivo mineiro que esteve antes na Vallourec&Mannesmann;, em Belo Horizonte e, mais recentemente, na direção mundial de tubos a quente da holding Vallourec na França.



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo comemora expansão da capacidade de produção da Usiminas

Eduardo Azeredo pede apoio do Executivo para recuperação da Varig

Áudio | Azeredo analisa Plano de Banda Larga lançado pelo Executivo

Azeredo homenageia Embraer e Helibras

Eduardo Azeredo homenageia ex-procurador Ariosvaldo Pires

Azeredo homenageia procurador-geral de Minas Gerais