Eduardo Azeredo pede apoio do Executivo para recuperação da Varig
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pediu apoio ao Executivo para viabilizar arecuperação do Grupo Varig, que passa por grave crise financeira. Segundo ele, as dificuldades encontradas pela companhia brasileira se deram em virtude de uma conjuntura internacional desfavorável iniciada com os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova York e não exclusivamente por problemas de gestão. A seu ver, o governo federal pode interferir favoravelmente em favor da Varig e evitar sua falência.
- Está nas mãos do governo. Ainda há tempo para que alguma atitude efetiva seja tomada. Não defendo nenhum pronto-socorro, nem doação de recursos, mas a criação de condições propícias para uma recuperação judicial, até mesmo com alguma medida do ponto de vista legal - disse.
O senador lembrou que, embora a Varig realmente possua débitos bilionários, há também uma ação já julgada favoravelmente à empresa garantindo a ela um crédito capaz de pagar suas dívidas e garantir sua recuperação. Eduardo Azeredo recordou ainda a importância da empresa no tráfego internacional, com rotas importantes para o desenvolvimento do comércio exterior.
Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM), que faz parte do grupo parlamentar de apoio a Varig, disse que, na sua avaliação, falta empenho do governo brasileiro no tocante à questão. Para ele, uma possível falência da empresa, além de promover o desemprego de inúmeros profissionais, trará ao Brasil uma grande perda para a auto-estima da população.
11/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Azeredo diz que governo vive de ilusão e pede apoio para Alckmin
Eduardo Azeredo pede liberação de verbas para o metrô de BH
Luiz Otávio elogia apoio do governo à Varig e pede ao ministro da Saúde recursos para sanemento no Pará
Azeredo pede apoio para substitutivo de sua autoria que tipifica crimes na Internet
Eduardo Azeredo pede cautela com índice de crescimento
Eduardo Azeredo pede aplicação dos recursos do Fust