Bacia do São Francisco passa a ter cobrança de água
O uso da água na bacia do rio São Francisco passará a ser cobrado a partir do próximo mês. A decisão partiu dos próprios usuários, preocupados em buscar alternativas para evitar o desperdício. Essa será a terceira bacia hidrográfica de rios federais em que é feita cobrança. Os valores são faturados para serem pagos pelas companhias de saneamento que captam a água bruta de rios e aquíferos, tratam e distribuem para indústrias, irrigação e consumidores comuns.
O assunto foi o tema principal dos debates, nesta quinta-feira (15), no Seminário Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, em Brasília. O São Francisco banha Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e a sua bacia abrange 504 municípios. A primeira bacia onde existe esse tipo de cobrança, desde 2003, é a do rio Paraíba do Sul, que passa por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A água também é faturada para as empresas de saneamento que exploram a bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em São Paulo e Minas Gerais.
"Um dos focos da discussão foi a melhoria dos mecanismos de cobrança. Para torná-la mais efetiva", afirma o diretor de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Marco Neves. Segundo ele, a tendência é que a cobrança vá atingir todas as regiões onde existem comitês de bacia. Esses comitês são órgãos colegiados instituídos por lei, no âmbito do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e dos sistemas estaduais (no caso de rios estaduais), em que estão representados os segmentos da sociedade, como usuários de águas, tanto indústrias como consumidores residenciais, e poder público.
Os participantes do seminário debateram sobre a reestruturação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, para que tenham mecanismos eficazes de fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Isso porque, em futuro próximo, a falta ou a abundância de águas será empecilho ou solução para a expansão da economia em muitas regiões do País, especialmente Nordeste e Sudeste.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Saiba mais sobre água no Portal Brasil.
07/08/2010 05:40
Artigos Relacionados
Uso de água da bacia do São Francisco passará a ser cobrado
Exigência de cobrança separada por serviços de água e esgoto passa na CMA
Comitê de Bacia fixa metas para revitalização do São Francisco
José Jorge pede fortalecimento do Comitê da Bacia do São Francisco
Fórum de defesa da bacia do Rio São Francisco será presidido pela Codevasf
ICMbio apresenta Plano para Conservação de Cavernas na bacia do rio São Francisco