Bahia impulsiona produção e exportação do café brasileiro



Nas últimas três décadas, o estado da Bahia tem contribuído para que o Brasil mantenha a primeira posição de maior produtor e exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial. Essa posição é resultado da articulação de instituições de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e demais segmentos do setor em todo o País.

Nesse contexto, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb tem sido protagonista do desenvolvimento da cafeicultura baiana, em especial nas seguintes regiões produtoras: Cerrado, Planalto e Atlântica.

A Uesb inseriu o café em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que vem contribuindo para estimular o fortalecimento da cafeicultura na Bahia. A Uesb tem sede na cidade de Vitória da Conquista, situada na Mesorregião do Centro-Sul do Estado.

A cidade é um centro de atração populacional, por ter boas condições de habitabilidade, principalmente em razão do comércio bem dinâmico e por ter influência em mais de 70 municípios do Estado e 16 cidades do norte de Minas Gerais.

Fonte:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



06/11/2013 11:30


Artigos Relacionados


Bahia quer aumentar produção de café na agricultura familiar

São Paulo impulsiona produção de uva e de vinho de qualidade

Chip monitora origem do boi e impulsiona mercado exportador brasileiro

Exportação mundial de café na safra 2010/2011 é recorde

Congresso mantém incentivos à produção destinada à exportação

Produção de café em SP deve crescer 33,8%