Baiana do Acarajé é patrimônio cultural do Brasil



Na última segunda-feria (25) foi celebrado o Dia da Baiana do Acarajé, um ofício que envolve rituais de produção, de arrumação do tabuleiro, de preparação da mesa e o uso de trajes próprios.

Considerada um símbolo histórico do estado da Bahia e do País, a baiana do acarajé foi reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2005. O acarajé também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador pela Câmara Municipal.

Em 2009, as baianas foram homenageadas com a inauguração de um memorial na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador, local onde é possível encontrar objetos e adereços que retratam a história e a tradição dessas quituteiras.Com vestimentas brancas, enfeitadas com colares de contas e panos coloridos, as baianas encantam os turistas com a alegria e o famoso tempero dos bolinhos feitos de feijão fradinho e fritos no azeite de dendê.

As baianas são uma representação do que faz o povo baiano diferente. Elas chamam a atenção nos pontos turísticos onde se instalam, e quem passa por elas, experimenta o famoso acarajé.

Fonte:
Blog do Turismo



26/11/2013 16:55


Artigos Relacionados


Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi no Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

Brasil tem novos conselheiros do Patrimônio Cultural

Brasil e Bolívia implementam cooperação em patrimônio cultural

Aprovada na CCT transformação de 'A Voz do Brasil' em patrimônio cultural imaterial

Feira Nordestina de São Cristovão vai virar patrimônio cultural do Brasil

Acervo do Museu do Trem (RJ) é o mais novo patrimônio cultural do Brasil