Acervo do Museu do Trem (RJ) é o mais novo patrimônio cultural do Brasil



O Acervo do Museu do Trem, uma das maiores referências da memória ferroviária do País, foi tombado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, nessa terça-feira (3), em Brasília, na primeira reunião de 2011. Os trabalhos de inventário foram realizados por equipes multidisciplinares do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan), ao longo de mais de uma década, quando foi publicada a notificação do processo de tombamento da coleção.

Com mais de mil itens considerados de valor histórico, o acervo abrange equipamentos ferroviários, utensílios, mobiliário e até locomotivas como a Baroneza, construída na Inglaterra, movida a vapor e a primeira a trafegar na estrada de ferro de Petrópolis. Outros destaques são um vagão usado pelo ex-presidente Getúlio Vargas e outro onde viajou o Rei Alberto, da Bélgica, quando esteve no Brasil em visita oficial, em 1922.

O Museu do Trem, situado no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, abrigou o maior conjunto de Oficinas de Locomoção da América Latina, que ajudou inclusive na formação daquele bairro.


Fonte:
Iphan 



04/05/2011 18:22


Artigos Relacionados


Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi no Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

Acervo retrata patrimônio histórico-cultural das escolas estaduais

Centro histórico de Paracatu é o mais novo patrimônio cultural brasileiro

Museu Imperial digitaliza mais duas coleções de seu acervo

Museu Afro Brasil homenageia Odorico Tavares com mostra de seu acervo

Cidade na fronteira do Mato Grosso com Bolívia é novo patrimônio cultural brasileiro