BAIANOS ENTRAM EM CONTATO COM O SENADO DURANTE FEIRA DO LIVRO



A presença do Senado na IV Feira Internacional do Livro da Bahia tem sido uma oportunidade de os baianos eliminarem a distância geográfica e entrarem em contato com a instituição. No estande da Casa, os visitantes estão navegando no site do Senado na Internet, assistindo à TV Senado e, claro, comprando os livros publicados pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações.
O diretor acadêmico das Faculdades Diplomata, Humberto Santos Filho, por exemplo, levou para a biblioteca de sua escola 32 títulos do Conselho Editorial, parte de uma compra que totalizou cerca de R$ 600 e incluiu outros livros como a Agenda 21 e os Anais do Seminário Internacional sobre Biodiversidade e Transgênicos. Segundo ele, a intenção é criar uma sala especial apenas com obras editadas pelo Senado na Biblioteca da faculdade, que oferece os cursos de Direito, Relações Internacionais, Informática, Letras, Administração e Ciências Contábeis. Ao escolher os livros, Humberto lembrou que a aula inaugural da instituição foi ministrada pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, em 1º de março de 1999.
Em companhia de seu filho, o advogado Durval Baraúna comprou, entre outras obras, o livro Porque Construí Brasília, de Juscelino Kubitschek. Se dizendo "fã" das atividades do Senado, ele passou mais de duas horas no estande, navegando na página do Senado na Internet, ouvindo a Rádio Senado, folheando livros e observando os itens da exposição de documentos e obras raras. O advogado, que trabalha na Vara da Infância e da Juventude de Salvador, fez ainda uma assinatura gratuita do Jornal do Senado.
Foi a exposição de documentos e obras raras da Biblioteca Luiz Viana Filho que mais chamou a atenção dos professores de História, Luciano Oliveira, Valmir Martins e Soraia Nascimento. Formados no ano passado na mesma turma da Universidade Federal da Bahia, os três se entusiasmaram ao ver a cópia do manuscrito em que o ex-presidente Fernando Collor renunciou ao mandato.
"Esse documento é muito precioso para a história do país", disse Luciano Oliveira, que hoje, como seus colegas, leciona em uma escola de ensino médio da capital baiana. Valmir e Luciano aproveitaram a oportunidade para adquirir uma coleção completa das Constituições Brasileiras e receberam como cortesia do estande os livros Dados Biográficos dos Senadores Baianos (veja matéria) e O Senado na História do Brasil.
O Senado Federal participa de feiras do livro realizadas no país desde 1996, quando o primeiro-secretário da Casa, senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), criou comissão especial para representar o Senado. A IV Feira do Livro da Bahia, que foi aberta na última sexta-feira (dia 18), pelo presidente do Senado funciona até o próximo domingo, no Centro de Convenções de Salvador.

21/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gaúchos entram em contato com o Senado durante Feira do Livro

Paraenses entram em contato com o Senado na Feira Pan-Amazônica do Livro

OS LANÇAMENTOS DO SENADO DURANTE A IV FEIRA DO LIVRO DA BAHIA

LIVRO TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE SENADORES BAIANOS

Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre

Senado lança livro sobre Dinarte Mariz na feira do livro de Mossoró