Paraenses entram em contato com o Senado na Feira Pan-Amazônica do Livro



Durante a 5ª Feira Pan-Amazônica do Livro, os paraenses têm a oportunidade de romper a barreira geográfica e saber mais sobre o Senado e suas atividades. Desde a sexta-feira (dia 14), quando o evento foi inaugurado, o estande da Casa recebe pessoas interessadas em livros, como a Constituição de 1988 atualizada, e em assistir à TV Senado, em uma semana em que os acontecimentos da Casa monopolizaram a atenção do país.

O discurso em que o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) renunciou à Presidência do Senado, na última terça-feira (dia 18), por exemplo, foi acompanhado por diversos visitantes da Feira do Livro. Já no dia seguinte, o estande do Senado recebeu pessoas que ouviram os discursos dos senadores paraenses na sessão em homenagem ao Círio de Nazaré. A eleição do novo presidente do Senado, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), assim como o seu discurso de posse, também foram acompanhados ao vivo.

A Feira do Livro possibilita ainda que o Senado entre em contato com bibliotecas e outras organizações públicas que fomentam o hábito da leitura no país. No evento, a Casa doou diversos livros ao Sistema de Bibliotecas Públicas do Pará. A coordenadora e diretora da Biblioteca Estadual Artur Viana de Belém, Regina Maneschy recebeu os livros, que serão distribuídos, para as 182 bibliotecas públicas do sistema, oferecendo a seus usuários publicações como o Código de Defesa do Consumidor, o Código de Trânsito Brasileiro e a Constituição do Pará em Braille, entre outras.

- O Senado vem dando ênfase a oferecer uma grande produção editorial, o que facilita o acesso de toda a população a esses livros. Isso é fundamental quando falamos de cidadania. Presente à feira, o Senado chega perto da população - afirmou Regina Maneschy ao receber a doação.

Outras personalidades locais, políticos e escritores de todo o país visitam o estande da Casa para conhecer os livros publicados pela Gráfica do Senado. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do PT, elogiou a presença do Senado no evento e, especialmente, os livros do Conselho Editorial. Ele observou que por meio do Conselho Editorial o Senado oferece, para quem deseja entrar em contato com o pensamento brasileiro, livros que já não são publicados pelas grandes editoras.

Os participantes do 26ª Encontro da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais, que se realiza em Belém também visitaram o estande do Senado, onde adquiriram diversos textos legais e fizeram a assinatura do Jornal do Senado, gratuitamente.

20/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


BAIANOS ENTRAM EM CONTATO COM O SENADO DURANTE FEIRA DO LIVRO

Gaúchos entram em contato com o Senado durante Feira do Livro

Senado participa da 11ª Feira Pan-Amazônica do Livro

SENADO É DESTAQUE NA FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO

Senado é uma das principais atrações da 8ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Senado participa da 5ª Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém