Baixa participação do Brasil no turismo internacional é preocupante, diz Luiz Henrique



Nos últimos dois anos o Brasil recebeu cerca de 11 milhões de turistas estrangeiros, quando poderia e deveria ter sido o destino de ao menos 20 milhões de visitantes. A opinião é do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que foi à tribuna do Plenário na manhã desta sexta-feira (26) para mostrar sua preocupação com os números do setor de turismo brasileiro.

O senador apresentou dados de um estudo feito pelo professor de economia de Santa Catarina Fernando Marcondes de Matos, segundo os quais a participação brasileira no turismo internacional é de apenas 0,54%. Em 2011, dos 990 milhões de turistas que deixaram seus países, apenas pouco mais de 5,4 milhões vieram para o Brasil.

- Turismo é a grande arma de países desenvolvidos para gerar caixa em seus tesouros e, com isso, alavancar a economia. Este é um país continental, com diversidade natural e cultural extraordinárias, com uma costa marítima do tamanho da Muralha da China, com a maior floresta tropical do mundo, com rios, lagos, cataratas e montanhas, mas fica com apenas 0,54% do total  das viagens internacionais – lamentou.

Apesar da situação adversa, Luiz Henrique disse ser otimista e acredita que o Brasil “vai virar o jogo nesta modesta participação no turismo internacional”. Segundo ele, se em dez anos o país conseguir triplicar o número de visitantes estrangeiros, vai quintuplicar o número de empregos e aumentar o nível de renda da população.

- O turismo não é só alavanca de emprego e aumento do nível de renda, mas é sobretudo espaço para lazer, cultura e alegria, para melhoria das condições de vida do nosso povo - acrescentou.

Em aparte, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) concordou com o colega e lembrou a vocação de Brasília para o turismo cívico, a exemplo do que acontece com a cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. Rollemberg ressaltou que o Senado brasileiro já recebeu mais de 1 milhão de visitantes.



26/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Henrique diz que Brasil precisa melhorar sua participação no turismo internacional

Luiz Henrique lamenta queda do Brasil em ranking internacional de competitividade

Luiz Henrique relata participação em evento que explicou Código Florestal a europeus

Luiz Henrique defende a descentralização do Brasil

Luiz Henrique: o Brasil precisa adotar política seletiva de tarifação das importações

Luiz Henrique: descentralização da economia chinesa serve de exemplo para o Brasil