Luiz Henrique lamenta queda do Brasil em ranking internacional de competitividade




Em discurso nesta quinta-feira (19) no Plenário, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) lamentou o fato de o Brasil ter perdido, em um ano, seis pontos no ranking da competitividade internacional. Segundo o senador, essa é uma questão para "profunda reflexão" do Congresso e dos governos federal, estaduais e municipais.

- Embora seja a 8ª economia do mundo, o Brasil é o 44º em competitividade, em uma relação com as 59 economias mais avançadas do mundo - lamentou Luiz Henrique.

De acordo com o senador, a política cambial, as altas taxas de juros e a elevada carga tributária são fatores que impedem o Brasil de mostrar sua competitividade no mesmo grau da grandeza de sua economia.

- A infraestrutura do país e a baixa produtividade nacional também colaboram para o Brasil ser pouco competitivo - declarou.

Luiz Henrique disse que, no ano passado, o Brasil foi ultrapassado por México, Peru, Filipinas, Turquia e Emirados Árabes. Para o senador, a competitividade é um assunto que deve ser prioritário nas discussões do Senado e da sociedade brasileira. O parlamentar afirmou que, para ser mais competitivo, o Brasil precisa reduzir e simplificar o sistema tributário e fortalecer os estados e os municípios.

- O Brasil não pode perder a oportunidade que tem de se tornar uma nação desenvolvida - concluiu.



19/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim registra queda do Brasil no ranking da competitividade

Ciro Nogueira cita queda do Brasil em ‘ranking’ de competitividade

Paulo Octávio comenta a queda de competitividade do Brasil em "ranking" mundial

Luiz Henrique diz que Brasil precisa melhorar sua participação no turismo internacional

Baixa participação do Brasil no turismo internacional é preocupante, diz Luiz Henrique

Luiz Henrique manifesta preocupação com perda de competitividade da indústria