Bancada de senadores firma pacto pelo Rio Grande do Sul



Os senadores gaúchos Pedro Simon (PMDB), Sérgio Zambiasi (PTB) e Paulo Paim (PT) firmaram na tarde desta segunda-feira (3) um pacto pelo Rio Grande do Sul. Apesar de representarem partidos diferentes, os parlamentares decidiram unir esforços em torno dos interesses do estado. Uma das principais iniciativas dos senadores será reivindicar junto à União um encontro de contas com o governo do Rio Grande do Sul.

- Nós três somados somos mais do que a soma de nós três. Cada um isolado pode fazer alguma coisa pelo estado, mas nós três juntos podemos fazer muito mais do que cada um isolado - comparou Pedro Simon, que, em 1997, apresentou no Senado projeto de lei propondo a criação de uma comissão especial para analisar um encontro de contas entre o Rio Grande do Sul e a União.

Na avaliação de Simon, o Rio Grande do Sul vem sendo prejudicado, ao longo dos anos, no seu relacionamento com o governo federal. Ele citou como exemplo o caso da empresa Aços Finos Piratini, implantada pelo governo estadual e depois repassada à União para que tivesse sua produção de aço ampliada. O governo federal privatizou a empresa e se apropriou da totalidade dos recursos da venda.

Além de destacar a importância da unidade da bancada gaúcha, Paulo Paim falou da necessidade do Congresso discutir e aprovar as reformas que modernizam o Estado. Ele considerou como a mais importante a reforma tributária. O senador ressaltou ainda a importância de um profundo debate sobre a reforma da Previdência e a atualização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

- Vamos discutir a CLT, mas não nos moldes que o governo anterior apresentou, onde era oferecido todo o poder ao capital em relação ao trabalho. Entendemos que será possível estabelecer um belo debate, de forma pontuada, em torno de diversos pontos da CLT, mas não no que alguns apontam, como se reformar a CLT significasse suprimir os direitos dos trabalhadores - explicou Paulo Paim.

Já o senador Sérgio Zambiasi revelou que a bancada federal gaúcha da Câmara dos Deputados também participará ativamente do pacto dos parlamentares em favor do Rio Grande do Sul. Ele registrou que senadores e deputados já vêm se reunindo mensalmente na busca de soluções que permitam ao estado superar suas dificuldades financeiras e reencontrar o caminho do desenvolvimento. Zambiasi também registrou que sua vida política tem sido pautada pela inclusão social e analisou o programa Fome Zero, do governo federal.

- O programa Fome Zero está sendo lançado, e somente após sua implantação poderemos observar os erros e os acertos. Considero que a proposta é boa, mas precisamos mais do que um prato de comida à mesa. Desemprego e fome a gente combate com um programa de geração de emprego e renda. Mas, de forma imediata, temos que chegar onde sequer um prato de comida está chegando - afirmou Zambiasi.



03/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rio Grande do Sul assina Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Senadores são homenageados pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul

Zambiasi e Paim são os novos senadores pelo Rio Grande do Sul

Dilma firma pacto contra miséria com governadores e prefeitos nordestinos

Eletrosul firma convênio no Rio Grande do Sul

SP firma parceria com Rio Grande do Norte