Senadores são homenageados pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul
Em sessão solene realizada na última sexta-feira (7), os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Paulo Paim (PT-RS), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e o 1º secretário, senador Romeu Tuma (PFL-SP), foram homenageados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Segundo o presidente do tribunal, Victor José Faccioni, a homenagem foi um reconhecimento pela luta dos senadores para a criação e manutenção de um sistema eficiente de fiscalização e controle da administração pública.
Lembrando suas origens, Romeu Tuma disse que o Tribunal de Contas é uma instituição importante para o trabalho de fiscalização do Congresso Nacional. Ele afirmou que o Senado está trabalhando, por intermédio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade Legislativa (Unilegis), para interligar duas mil Câmaras Municipais até o final do ano através do Interlegis. Com isso, assinalou, vereadores e prefeitos poderão acessar os orçamentos da União e dos respectivos estados.
Pedro Simon destacou a responsabilidade dos Tribunais de Contas e a ligação que tem com essas instituições por ter sido o relator da Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União (TCU). O senador lembrou a -luta vitoriosa- pela autonomia e a liberdade conquistada para fiscalizar e agir.
- Quando a imprensa mundial diz que o Brasil é campeão em corrupção, é que entendemos a importância de fortalecermos a ação fiscalizadora do Tribunal de Contas e do Parlamento - frisou.
Após a sessão, o diretor do ILB, Florian Madruga, e o diretor da Escola de Gestão do TCE/RS, Wremyr Scliar, firmaram um protocolo de intenções para intercâmbio técnico-cultural entre o Senado Federal e o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Florian Madruga explicou que o intercâmbio vai oferecer aos servidores do tribunal, dos legislativos municipais e prefeituras, os mesmos cursos ministrados pelo ILB e pela Unilegis aos servidores do Senado. O primeiro curso, sobre Técnica Legislativa, já está agendado para o mês de março do próximo ano.
10/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antonio Carlos Júnior diz que contas de Jaques Wagner foram rejeitadas pelo relator no Tribunal de Contas do Estado
Senado assina convênio com Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte
Senadores homenageiam ex-presidente do Tribunal de Contas do MT
Renan e ACM são condecorados pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro homenageia senadores
ALCÂNTARA REGISTRA ECONOMIA GERADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO