Bancada do Livro vai discutir cultura nacional



A Comissão de Educação (CE) decidiu na semana passada instituir uma instância específica para discutir os problemas da indústria editorial do país. A subcomissão, já conhecida como Bancada do Livro, foi criada a partir de proposta do senador José Sarney (PMDB-AP) e será integrada por 11 parlamentares.

Entre as questões que serão discutidas pela Bancada do Livro, destacam-se as relacionadas com autoria, editoração, publicação e distribuição de livros.

A idéia de Sarney, ele próprio escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, é mobilizar setores do Congresso Nacional para a necessidade de que sejam desenvolvidas as potencialidades culturais do país. O presidente da Comissão de Educação, senador Ricardo Santos (PSDB-ES), aplaudiu a iniciativa.

A indústria editorial brasileira produz anualmente cerca de 400 milhões de exemplares, o que a coloca entre as oito maiores do mundo. Esse volume corresponde a aproximadamente 50% do total da produção latino-americana de livros, de acordo com dados da Unesco coletados pela Central de Produção da TV Senado.



22/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura: Rua do Livro encerra programação do ano com lançamento de livro

Cultura: Rua do Livro encerra programação do ano com lançamento de livro

Sibá: bancada do PT no Senado vai discutir reeleição

Sibá: bancada do PT no Senado vai discutir reeleição

Bancada do PDT volta a discutir o PIC na quinta-feira

Bancada do PR vai ao Planalto pra discutir situação no Ministério dos Transportes