Sibá: bancada do PT no Senado vai discutir reeleição



O senador Sibá Machado (PT-AC) informou em discurso nesta segunda-feira (5) que a bancada do PT no Senado deverá adotar uma posição com relação ao tema da duração dos mandatos e da reeleição de ocupantes de cargos do Poder Executivo: presidente da República, governador e prefeito. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra a idéia de um terceiro mandato.

O parlamentar é autor de duas propostas de emenda à Constituição (PECs) tratando do fim da reeleição e da coincidência dos mandatos - todos de cinco anos. De todo modo, entrará em entendimento com a líder do partido no Senado, Ideli Salvatti (SC) no sentido de que a bancada tire uma posição sobre esses temas.

- O assunto ganhou muita importância na imprensa nas últimas semanas, e está exigindo que nos posicionemos - disse o senador petista.

Sibá entende que o embaraço atual no que diz respeito à reeleição deve-se ao fato de que o país não fez a reforma política. Tanto assim que ultimamente o Judiciário tem emitido decisões, como por exemplo sobre a cláusula de barreira, a verticalização das coligações e a fidelidade partidária.

- Essas decisões têm causado muita surpresa. Muitos até afirmam que seria uma interferência do Poder Judiciário no papel do Legislativo - ponderou o senador.

Sibá fez referência às críticas quanto à dificuldade do Congresso para realizar mudanças profundas nas regras eleitorais e do sistema político.

- Há quem diga que isto só se resolveria por meio de uma constituinte exclusiva. Seja lá como for, o assunto tem de ser debatido com urgência - concluiu Sibá.



05/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá: bancada do PT no Senado vai discutir reeleição

Senado volta a discutir renúncia de quem deseja disputar reeleição

PT pede reeleição de Lula, diz Sibá

Sibá defende fim da reeleição e mandato de cinco anos

Sibá Machado defende aprovação da PEC que acaba com a reeleição

Sibá Machado defende candidatura de Lula à reeleição