Bancadas se reúnem para orientar seus integrantes quanto ao futuro político de Renan Calheiros
As bancadas do PT, do PSDB e do DEM reuniram-se na tarde desta terça-feira (11) para decidir como seus integrantes se posicionarão na sessão extraordinária desta quarta-feira (12) que analisará o projeto de resolução que recomenda a perda de mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) por quebra de decoro parlamentar. Renan é acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista.
A líder do PT, primeiro partido a se reunir, senadora Ideli Salvatti (CS), afirmou que os membros do partido estão "livres, leves e soltos" para votarem "de acordo com suas consciências".
- Não houve declaração de voto, nem pedido de voto, nem orientação de voto. Cada senador está colocado na condição de juiz - afirmou a líder.
Já o PSDB decidiu que votará em bloco pela perda de mandato do senador Renan.
- O PSDB fecha posição pela cassação. Ninguém está feliz com essa situação, mas é o mandato do senador Renan ou o Senado Federal - disse o presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE).
A única ressalva feita na reunião dos tucanos diz respeito ao voto do senador João Tenório (PSDB-AL), aliado de Renan Calheiros. No mais, o membros do PSDB se dizem seguros.
- Estamos tão seguros que até fechamos questão numa votação secreta - observou Arthur Virgílio (AM), líder do partido.
Já o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), disse que o partido vai defender o acolhimento da denúncia de quebra de decoro parlamentar, com a aplicação da pena de perda de mandato. A decisão foi anunciada após reunião de 16 senadores da agremiação. O único ausente ao encontro foi o senador Edison Lobão (MA), que não se encontrava em Brasília, explicou Agripino.
- Por unanimidade, a recomendação é pelo voto "sim" ao relatório do senador Renato Casagrande e da senadora Marisa Serrano. O partido vai pedira cassação do senador Renan Calheiros - disse Agripino em entrevista aos jornalistas.11/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líderes se reúnem com Renan Calheiros para decidir as prioridades do semestre
Prefeitos se reúnem com Renan Calheiros
Renan Calheiros anuncia integrantes da Comissão Representativa durante recesso
Renan Calheiros anuncia instalação da Comissão Senado do Futuro
Conselho debate propostas para orientar futuro do Brasil rural
Técnicos-científicos se reúnem com bancadas da oposição