Banco Central torna mais clara a regulamentação cambial



O Banco Central (BC) adaptou a regulamentação cambial e de capitais internacionais aos novos códigos de classificação das operações de câmbio. Neste processo também foram feitas diversas alterações na regulamentação com o objetivo de tornar seus comandos mais claros e de leitura mais fácil. A medida se insere no projeto Otimiza BC, que tem como objetivo principal reduzir custos de observância e operacionais das entidades reguladas.

O atual Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI) será substituído por quatro circulares. A primeira trata da regulamentação do mercado de câmbio, a segunda divulga os códigos de classificação das operações de câmbio e a terceira dispõe sobre os capitais internacionais – os capitais brasileiros no exterior e os capitais estrangeiros no Brasil. A quarta circular dispõe sobre o Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR).

O novo formato de divulgação dessa regulamentação, além de harmonizado com os demais normativos do BC, também reforça o processo de simplificação das regras cambiais e contribui para facilitar o processo de atualização e consulta de tais normativos. As circulares aprovadas entrarão em vigor em 3 de fevereiro de 2014.



17/12/2013 12:10


Artigos Relacionados


Banco Central torna mais acessíveis preços de operações com títulos públicos

Novo sistema torna mais ágil busca de normas editadas pelo Banco Central

Banco Central divulgará dados do fluxo cambial na quinta-feira (3)

Banco Central faz duas intervenções no mercado cambial para segurar a alta do dólar

Procuradoria arrecada mais de R$ 14 bilhões junto ao Banco Central

Mais de 20 mil brasileiros declararam ao Banco Central ter US$ 274 bilhões no exterior