Banco do Brasil e Caixa seguem o Copom e também baixam taxas de juros



O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal decidiram também baixar as taxas de juros em suas linhas de crédito para consumidor e empresas, seguindo a decisão do Banco Central (BC), de reduzir em 0,50 ponto percentual a taxa de juros básicos da economia brasileira, a Selic. 

De acordo com o vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa, Márcio Percival, “o movimento de redução nas taxas de juros é importante, pois proporciona o aumento do crédito, contribuindo para a manutenção dos níveis de produção de emprego e renda”.

O BB baixou as taxas de juros praticadas em linhas de crédito destinadas a pessoas físicas e jurídicas. É a quarta redução consecutiva de taxas promovidas pelo banco desde julho, acompanhando as quatro últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom/BC). As novas  taxas do BB entram em vigor a partir desta quinta-feira (19). 

A instituição informou ainda que manterá as revisões dos juros em consonância com os ajustes decididos pelo Copom.

Já a Caixa Econômica Federal, além de reduzir as taxas de juros em suas linhas de crédito para consumidor e empresas, vai disponibilizar R$ 40 bilhões para micro e pequena empresa. Após o anúncio da queda Selic, a Caixa anunciou que está diminuindo os juros em até 28,3 pontos percentuais (pp) ao ano para Pessoa Física e em até 1,0 pp ao ano para Pessoa Jurídica. O objetivo é ampliar o acesso ao crédito e fomentar o desenvolvimento das empresas no País.

Para o segmento de crédito à Pessoa Física, foram contemplados produtos tais como: cheque especial, com redução de 0,4 pp ao ano (nova taxa mínima de 1,35% ao mês); Consignação, com redução de 0,5 pp ao ano na taxa mínima e Crédito Pessoal IR, com redução de até 3,3 pp ao ano (2,82% ao mês). 

Também foram reduzidas, em até 28,3 pp ao ano, as taxas em algumas variantes de Cartão de Crédito (rotativo e parcelado com juros) e em 0,2 pp ao ano no CDC Sênior. 

Para o segmento de micro e pequenas empresas, a redução contempla os produtos: Crédito Especial Empresa, garantia FGO (Fundo de Garantia de Operações), com redução de 0,7 pp ao ano (nova taxa mínima de 1,47% a.m.); e Financiamento de Capital de Giro, com redução de 1,0 pp ao ano (taxa mínima de 2,62% a.m.). As reduções atingiram também o segmento de Média e Grande Empresa, abrangendo os produtos: Financiamento de Capital de Giro Parcelado, Financiamento para Investimentos em Máquinas e Equipamentos; e Financiamento de Veículos Novos. 

O banco pretende disponibilizar este ano R$ 40 bilhões em volume de crédito para micro e pequenas empresas, o que significa um crescimento de 20% em relação ao valor aplicado em 2011.

Para Pessoa Jurídica, a Caixa pratica taxa especial de 3,15% a.m, no produto Cheque Especial Empresa. Já para financiamento de veículos, oferece taxa promocional a partir de 1,55% a.m.

 

Fonte:
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal



19/01/2012 12:31


Artigos Relacionados


Banco do Brasil acompanha Copom e reduz taxas de juros

Banco do Brasil e Caixa Econômica anunciam nova redução nas taxas de juros

Banco do Brasil volta a reduzir taxas de juros de crédito

Banco do Brasil reduz taxas de juros pela quarta vez no semestre

Walter Pinheiro elogia decisão do Copom de baixar taxas de juros

Banco do Brasil reduz taxas de juros para pessoas fisicas e jurídicas