Walter Pinheiro elogia decisão do Copom de baixar taxas de juros




O senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse nesta sexta-feira (2) que considera correta a redução, em meio ponto percentual, da taxa básica de juros.Para o senador, a decisão tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) foi baseada nas necessidades de controle da inflação e de crescimento econômico.

Walter Pinheiro também defendeu o BC das críticas segundo as quais a redução da taxa de juros teria sido decidida após pressões do governo.

- O Banco Central não é um pêndulo que se move a partir dos interesses de quem quer que seja, muito menos por pressão de governo. O Banco Central tem a obrigação, particularmente o Copom, de manter o seu olhar criterioso para esse cenário da economia.

Segundo Walter Pinheiro, o Banco Central pretende que a queda da taxa de juros seja um estímulo para o crescimento do mercado interno em todos os setores, e tenha impacto também na variação do dólar.

Orçamento

Da mesma forma, segundo o parlamentar, o governo também está atento às necessidades do país, entre elas a de enfrentar a crise internacional sem reduzir a capacidade de investimento, para que o Brasil continue a crescer. Foi com essa visão, disse Walter Pinheiro, que o governo enviou ao Congresso nesta semana o Orçamento para 2012, com a previsão de ajuste nas contas públicas.

Walter Pinheiro concluiu seu discurso afirmando que cabe agora aos parlamentares "limpar o colesterol ruim do Orçamento" para facilitar o crescimento da economia.

- E isso só vai acontecer com corte de gastos - finalizou Walter Pinheiro.

Em aparte, o senado José Pimentel (PT-CE) afirmou que não há justificativa para a manutenção da taxa de juros que o Brasil pratica atualmente. Segundo ele, é preciso reduzir essa taxa em pelo menos mais três pontos percentuais. Já Aloysio Nunes (PSDB-SP) ressaltou que a taxa de juros é "um entrave para o crescimento econômico".

-Fiquei satisfeito com a decisão do Copom. Está mais que na hora de iniciar uma trajetória de queda na taxa de juros - disse Aloysio Nunes.



02/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy considera acertada decisão do Copom de baixar a Selic

Banco do Brasil acompanha Copom e reduz taxas de juros

Banco do Brasil e Caixa seguem o Copom e também baixam taxas de juros

MALDANER CRITICA DECISÃO DO COPOM DE MANTER JUROS ALTOS

Walter Pinheiro diz que Banco Central acerta na taxa de juros

Walter Pinheiro vê novo aumento da taxa de juros como 'macroprecaução'