Bancos brasileiro e norte-americano assinam acordo de cooperação
O Export-Import Bank dos EUA (Ex-Im Bank) e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) assinaram acordo de cooperação com o objetivo de permitir que as duas instituições busquem oportunidades para promoverem, em conjunto, investimentos e projetos de interesse de empresas brasileiras e norte-americanas.
Pelo acordo, que terá prazo de dois anos, o BNDES e o Ex-Im Bank se comprometem a trocar informações e realizar encontros, no Rio de Janeiro ou em Washington, a fim de viabilizar a cooperação. Poderão ser realizados, em parceria, seminários, apresentações e outras atividades. As duas instituições também poderão incrementar sua cooperação em operações conjuntas, observadas as políticas internas de cada uma.
Nesse contexto, o BNDES e o Ex-Im Bank poderão identificar programas, setores de negócios, transações específicas e esforços de mercado onde os recursos, experiências e conhecimento de cada parte sejam usados de forma mais produtiva.
Fundado em 1934, o Ex-Im Bank é a agência oficial de crédito à exportação dos Estados Unidos. Sua missão é dar assistência financeira à exportação de bens e serviços norte-americanos a mercados internacionais. O relacionamento entre o BNDES e o Ex-Im Bank vem desde o final da década de 90.
O BNDES começou a atuar no financiamento ao comércio exterior na década de 90, sendo importante financiador das exportações de bens e serviços brasileiros, especialmente em projetos realizados na América Latina.
Em maio último, foi criada a Agência de Crédito à Exportação do Brasil S.A. – (Eximbrasil) como subsidiária do BNDES, para centralizar e ampliar os esforços no apoio ao setor exportador.
Fonte:
BNDES
Saiba mais sobre financiamentos no Portal Brasil.
30/06/2010 17:50
Artigos Relacionados
Inmetro e TCU assinam acordo de cooperação
Brasil, Angola e FAO assinam acordo de cooperação
Rio 2016 e Interpol assinam acordo de cooperação
Brasil e França assinam acordo de cooperação
Brasil e Coreia assinam acordo de cooperação cultural
PF e Banco Central assinam acordo de cooperação técnica