Bancos de Olhos no Brasil têm baixo risco sanitário, aponta Anvisa
O Brasil possui atualmente 44 Bancos de Tecidos Oculares, ou Bancos de Olhos, e desse total, 27 foram inspecionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os resultados, divulgados nessa quinta-feira (21) pela agência, mostram que o nível do risco sanitário é considerado baixo em 52% dessas unidades: 14 são de baixo risco, 10 de médio-baixo e apenas 3 possuem risco médio.
Segundo a Anvisa, o resultado é considerado favorável, mas ainda não cumpre a meta que é atingir, em todas as unidades, níveis mínimos de risco. A avaliação mostra que a maior parte dos problemas encontrados são nas áreas de sistemas de garantia da qualidade e infraestrutura física.
Outra avaliação divulgada pela Anvisa diz respeito aos Serviços de Hemoterapia no País desde 2007 até o ano passado: mais da metade - 55% - apresentam baixo ou médio-baixo risco sanitário, isto é, atendem aos critérios sanitários da agência.
Esta norma se aplica a todos os estabelecimentos que desenvolvam atividades relacionadas a procedimentos transfusionais e ao ciclo produtivo do sangue e componentes.
Com base nesses resultados, a Anvisa, em parceria com as vigilâncias sanitárias locais, vai promover capacitações e inspeções conjuntas com os gestores para traçar um plano de melhorias para os serviços que demandem adequações.
22/07/2011 11:10
Artigos Relacionados
Dieese e Anvisa realizam evento para levar aos trabalhadores informações sobre risco sanitário
Bancos de Olhos guardam mais de 17 mil córneas em 2010
Bancos estrangeiros divergem sobre risco eleitoral no Brasil
Anvisa diz que pílulas do dia seguinte vendidas no Brasil não apresentam risco
Empresas do Brasil continuam dependentes de bancos, indica agência de classificação de risco
Anvisa analisa consulta pública sobre registro sanitário de alimentos