Bancos terão que aprimorar comprovação de identidade e de vida de beneficiários do INSS



As instituições financeiras que pagam benefícios aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão ampliar os filtros para a comprovação de vida dos beneficiários. Antes, os bancos só tinham a obrigação de renovar a senha daqueles que recebiam o pagamento de benefício por cartão magnético. Agora, será exigida, anualmente, essa comprovação para quem recebe por conta-corrente e conta-poupança.

Tanto a comprovação de vida como a renovação de senha serão identificadas pelo funcionário da instituição financeira ou por meio do sistema biométrico dos caixas de autoatendimento que tenham essa tecnologia. A renovação de senhas pode ser feita pelo representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS.

Essa medida pretende facilitar o atendimento ao segurado da Previdência Social e, ainda, aprimorar o controle dos pagamentos pelas instituições financeiras. Com as informações atualizadas anualmente, os bancos transmitem ao INSS, por meio da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev), os registros relativos à prova de vida e renovação de senha.


Fonte:
Agência Brasil

 

03/03/2011 20:39


Artigos Relacionados


Beneficiários do INSS terão seis meses para atualizar cadastros em bancos

Mais de 500 mil beneficiários do INSS terão que passar por nova perícia

Grazziotin diz que bancos são maiores beneficiários do governo federal

CPF, identidade, passaporte e carteiras de habilitação e de trabalho terão o mesmo número

INSS convoca beneficiários que não atualizaram censo previdenciário

INSS devolve Imposto a beneficiários na Espanha e Japão