Bangu recebe primeira Unidade de Pronto-Atendimento em presídio
O Ministério da Saúde inaugurou nesta sexta-feira (5) uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no Complexo de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro. É a primeira unidade de emergência instalada em um presídio.
“Os serviços dentro do Complexo de Bangu reduzem a pressão sobre o serviço de saúde do restante da população, desafoga as emergências. Além disso, há um conjunto de doenças com alta prevalência no Brasil devido também à falta de assistência à população privada de liberdade, como a tuberculose, várias doenças sexualmente transmissíveis e por drogas injetáveis. Então, além de ser um direito dessa população, esse tipo de assistência evita a contaminação do resto da população”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Nesta tarde, o Ministério da Saúde inaugura uma UPA no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense. “É fundamental que o Brasil expanda sua rede de urgência e emergência e nossa meta é construir mil UPAs até 2014”, disse Padilha.
Mais cedo, o ministro Alexandre Padilha participou da inauguração da unidade do programa Farmácia Popular em Manguinhos, zona norte, e do Seminário Preparatório para a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde. Sobre as farmácias populares, Padilha, lembrou que já existem 16 mil unidades no País, que possibilitaram em seis meses o aumento de 190% no acesso de hipertensos aos medicamentos. No caso dos diabéticos, a ampliação chegou a 133%.
O ministro destacou que 63% dos remédios das farmácias populares são genéricos. “Além de garantir o acesso dos medicamentos à população, esse programa fortalece a indústria de genéricos no Brasil, tão importantes para nossa autonomia na produção de medicamentos”, ressaltou.
Fonte:
Agência Brasil
05/08/2011 18:25
Artigos Relacionados
Saúde inaugura primeira unidade de pronto atendimento 24h no DF
Paraíba recebe mais uma Unidade de Pronto Atendimento
Paraíba recebe mais uma Unidade de Pronto Atendimento
Inaugurada unidade de pronto atendimento em manifestações em SP
Segunda Unidade de Pronto Atendimento 24h é inaugurada no RS
Pernambuco e Santa Catarina vão ganhar nova Unidade de Pronto Atendimento