Inaugurada unidade de pronto atendimento em manifestações em SP



Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (21), em São Paulo (SP), o Centro de Pronto Atendimento Judiciário (Ceprajud), que terá por finalidade oferecer apoio aos grandes eventos ou períodos de situações excepcionais, além de evitar a sobrecarga nas delegacias de polícia do estado.

O Ceprajud irá oferecer estrutura adequada para instaurar inquéritos policiais, de forma rápida e eficaz, em casos de flagrantes por conta de depredações ou lesões provocadas por manifestantes, além de atender reclamações contra eventuais abusos de poder por parte da polícia.

A missão do Ceprajud é proteger os direitos fundamentais dos manifestantes, entre eles, o direito de ir e vir, como ressalta o Artigo 5º, Inciso XV, da Constituição Federal.

Compõem a equipe do centro o Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública, as polícias Civil e Militar e as Secretarias de Justiça e Assistência Social.

O local possui um gabinete oficial, sala de audiência, Secretaria Judicial e salas para Promotoria de Justiça e Defensoria Pública. Há ainda salas destinadas a OAB, a Polícia Civil e Militar e serviços psicossocial. Toda a estrutura foi pensada para diminuir a onda de violência nas manifestações e atender as demandas da melhor forma possível durante os protestos.

Fonte:
Ministério da Justiça



21/03/2014 19:18


Artigos Relacionados


Órgãos de segurança anunciam ações para conter vandalismo

Justiça anuncia ações para conter vandalismo

Audiência pública na Cidade de Deus discute demandas da comunidade

Ministério mostra experiência de justiça colaborativa em evento

Pernambuco ganha laboratório contra lavagem de dinheiro

Alagoas inaugura espaço para vítimas de violência doméstica