BARBALHO: GOVERNO CEDE A PRESSÕES DO CANADÁ PARA BENEFICIAR SEQÜESTRADORES
O senador Jader Barbalho (PA), líder do PMDB, criticou hoje (15, quarta), da tribuna, o governo brasileiro por ter assinado o acordo de transferência de presos com o Canadá, o que irá beneficiar dois canadenses condenados pelo seqüestro do empresário Abílio Diniz.
- Estamos assistindo a um fato inédito: o Brasil está a aceitarpressão do Canadápara "transferir" os seqüestradores do Brasil, uma figura inédita do Direito Internacional. Pressionado, está o governo a dar tratamento, com base no capítulo de direitos humanos, a seqüestradores enquadrados em crime hediondo - assinalou.
Barbalho afirmou que "o sistema penal brasileiro está falido, as penitenciárias viraram depósito" e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos se preocupa com o caso dos seqüestradores (dois canadenses, cinco chilenos, dois argentinos e um brasileiro).
- O governo não está atento àqueles que estão presos por pequenas penas, alguns aguardando julgamento, mofando nas cadeias. Onde estão os direitos humanos? Onde está o Dr. José Gregori? (secretário de Direitos Humanos)- perguntou o senador.
Para o líder do PMDB, o seqüestro vem sendo transformado em crime político, "numa desmoralização para a Justiça brasileira". Jader Barbalho acrescentou que os dois canadenses, se confirmada a transferência, "voltarão para seu país e dirão que o Brasil é um paisinho do Terceiro Mundo, onde não há julgamento justo".
15/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
União cede imóveis para beneficiar famílias de baixa renda em três estados
REQUIÃO APONTA PRESSÕES DO GOVERNO PARA QUE SE APROVE EMPRÉSTIMO AO PARANÁ
Governo cede quase 500 áreas para aquicultores familiares de GO
Governo cede área para ponte móvel que beneficiará 15 mil
Governo cede área para ponte móvel que beneficiará 15 mil
Governo paulista cede terreno para Centro Pró-Autista