REQUIÃO APONTA PRESSÕES DO GOVERNO PARA QUE SE APROVE EMPRÉSTIMO AO PARANÁ
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) denunciou hoje (dia 10), da tribuna do Senado, as pressões que o governo federal estaria exercendo sobre o Senado para que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprove pedido de empréstimos externos para o estadodo Paraná, no valor de aproximadamente US$ 900 milhões.
Requião afirmou que a avaliação do Banco Central e da Secretaria da Receita atesta que o Paraná não reúne as condições para contrair osempréstimos que solicita. Por essa razão, o senador protestou contra a atitude de membros do governo, queestariam telefonando para os membros da CAE pressionando no sentido deque votem favoravelmente aos pedidos de empréstimo.
- Quero deixar claro que o PMDB associado ao PSDB e a outros partidos vencerá aspróximas eleições para governador e não pagaremos essas dívidas que estão querendo impingir ao povo do meu estado - disse o senador.
No entanto, para Roberto Requião, o mais grave foi a carta que o ministro da Fazendo, Pedro Malan,enviou ontem (dia 9)ao presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador José Serra (PSDB-SP). "Num flagrante desrespeito à portaria que ele mesmo assinou, a 276,o ministro Malan tomou a iniciativa de desqualificaras avaliações do BC e da Secretaria da Receita, assumindo o aval para o empréstimo do Paraná - lamentou o senador.
De acordo com Roberto Requião, "o Paraná está quebrado" e a concessão de novos empréstimos o colocará em situação semelhante à de Alagoas. Ele também denunciou entendimentos secretos entre o governo paranaense emontadoras que teriam recebido vantagens desnecessárias para lá se instalarem. Por mais que fosse solicitado, disse ele, o governador Jayme Lerner jamais consentiu em mandar para a CAEo conteúdo dessesprotocolos.
Requião solicitou à Mesa a transcrição nos anais do Senado do editorial intitulado "A insolvência do Paraná", publicado na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.
10/12/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Requião aponta superfaturamento em ponte do Paraná
Wellington Dias pede que Senado aprove empréstimo para o Piauí
REQUIÃO DENUNCIA CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PARANÁ
Requião critica política de privatizações do Governo do Paraná
REQUIÃO ACUSA GOVERNO DO PARANÁ DE ENVOLVIMENTO COM O NARCOTRÁFICO
Requião sugere que Jaime Lerner renuncie ao governo do Paraná