Barbano é reconduzido à diretoria da Anvisa
Nesta quarta-feira (14), o Senado Federal reconduziu o farmacêutico Dirceu Barbano ao cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todos os 17 senadores presentes à reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovaram a recondução do diretor.
Barbano fez uma breve apresentação sobre as áreas de atuação da Anvisa e respondeu a questionamentos dos senadores. “Nós precisamos ampliar a eficiência, sem comprometer o rigor que tem caracterizado a tomada de decisão na Agência. Para isso, é preciso aprimorar o marco regulatório, capacitar os profissionais da Agência, e aprofundar o diálogo com a sociedade”, afirmou o diretor.
Entre os posicionamentos e os questionamentos levantados pelos parlamentares, foi recorrente a referência à matéria “Parece Milagre”, publicada pela Revista Veja na edição de 7 de setembro. Os senadores manifestaram repúdio ao fato de a reportagem promover o uso do medicamento Victoza, recomendado para diabetes tipo 2, para indicação terapêutica não aprovada pela Anvisa.
O senador Eduardo Suplicy (PT) leu, na tarde desta quarta-feira (14), no Plenário do Senado Federal, a carta de esclarecimento da Anvisa à sociedade.
“É preciso que fique claro que o uso deste medicamento de forma indiscriminada para o tratamento da obesidade representa elevado risco à saúde da população”, destacou.
Fonte:
Ministério da Saúde
14/09/2011 19:26
Artigos Relacionados
Aprovada indicação de Dirceu Barbano para Anvisa
Atuação internacional da Anvisa vem crescendo, diz Dirceu Barbano
Aprovado nome de Dirceu Barbano para direção da Anvisa
CAS aprova recondução de Dirceu Barbano para direção da Anvisa
Dirceu Raposo de Mello é reconduzido à Anvisa
Nova diretoria da Anvisa pretende “radicalizar” descentralização da Anvisa