Basa começou a financiar projetos de manejo florestal, informa Sibá Machado



O senador Sibá Machado (PT-AC) informou ao Plenário que o Banco da Amazônia (Basa) concedeu seu primeiro financiamento a um projeto de manejo florestal, o que permitirá à empresa Juruá Florestal, do Pará, obter madeiras sem afetar o meio ambiente ou derrubar toda a floresta. Para ele, este pode ser o começo de uma revolução na Amazônia, evitando que suas florestas sejam derrubadas indiscriminadamente.

- É difícil entender que projetos de manejo florestal até agora não tenham sido financiados. No entanto, qualquer projeto para corte raso da floresta não enfrenta dificuldades para ser financiado - disse.

O senador esteve na semana passada em Belém (PA), participando de vários encontros de autoridades federais, estaduais, pesquisadores e representantes de comunidades, quando se discutiram caminhos para o desenvolvimento da Amazônia.

Em um seminário, que teve a presença de ministros e pesquisadores, foi discuta a produção de madeiras certificadas, ou seja, com garantia de que elas saíram de áreas onde a prioridade é a preservação ambiental. Sibá informou que, dos 28 milhões de metros cúbicos de madeira produzida por ano no Brasil, apenas 500 mil (2%) são certificados. A procura por madeiras com essa procedência tem aumentado e o senador revelou que o maior fabricante de portas do país importa -cedro arana- da Bolívia, por ser certificado.

Neste momento, o Brasil dispõe de apenas cinco empresas certificadas e duas comunidades que oferecem madeiras certificadas. A demanda por este tipo de madeira é calculada em 3 milhões de metros cúbicos por ano, mas a oferta não atende sequer a 20% da procura, o que abre caminho para centenas de comunidades da Amazônia que vivem isoladas e com baixíssima renda.

Sibá Machado participou também na semana passada, em Belém, das discussões do governo federal com os estados para definição dos projetos que farão parte do Plano Plurianual de Investimentos (PPA) 2004/2007. Até o dia 18 de julho serão definidos os eixos do programa Amazônia Sustentável que integrará o PPA, inclusive levando em consideração as propostas da sociedade civil.



23/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá defende zona franca de manejo florestal comunitário

Fundo recebe até domingo projetos para fortalecer manejo florestal

Serviço Florestal Brasileiro seleciona projetos de capacitação em manejo para Amazônia

Serviço Florestal Brasileiro firma contratos para manejo florestal no Pará

Alvaro Dias: IBGE informa que produção industrial começou a cair

Sibá Machado defende o fim do vestibular