Base governista deve apresentar pedido de CPI mista nesta quinta
Ainda na tarde desta quinta-feira (3), os partidos da base governista devem protocolar, junto à Mesa do Congresso, um requerimento de criação de uma CPI mista para investigar, ao mesmo tempo, denúncias envolvendo a Petrobras, contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, a construção do Porto de Suape para viabilizar a refinaria Abreu e Lima e contratos na área de tecnologia digital.
Com a iniciativa, que já conta com a assinatura de 198 deputados e 31 senadores, a base governista deseja sobrepor essa investigação ampla à protocolada pela oposição na quarta-feira (2), que se limita à apuração de denúncias envolvendo a Petrobras. Qualquer requerimento de CPI mista, no entanto, só deve ser lido na sessão do Congresso marcada para o dia 15.
O governo parece repetir no Congresso a estratégia usada no Senado. Na terça-feira (1º), foi lido requerimento da oposição para criação de uma CPI da Petrobras no Senado, destinada a investigar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e outras três denúncias de irregularidade. Em reação, a base do governo apresentou outro requerimento para se investigar, além da Petrobras, os metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro, o Porto de Suape e contratos na área de tecnologia.
Por entendimento da presidência do Senado, os dois requerimentos resultarão numa só CPI, mas o assunto ainda será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Senadores de oposição avisaram que, se prevalecer a decisão que permite uma única CPI para tratar de todos os temas propostos, podem até recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
03/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas reúne-se nesta terça para apresentar roteiro de trabalho
Oposição crê em divisão da base governista
Comissão mista deve analisar direito de greve de servidores na quinta-feira
PR decide em fevereiro se é da base governista ou da oposição
Partidos da base governista não apoiarão nenhuma CPI
Base governista entra em obstrução na CPI das ONGs