Batalhão de Choque faz desocupação pacífica do prédio da Faculdade de Direito



Marzagão e Marrey acompanharam a ação durante toda a madrugada

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar realizaram na madrugada desta quarta-feira, 22, a retirada pacífica de cerca de 100 pessoas do prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na rua Riachuelo, 194, no centro da Capital. O secretário de Segurança Pública Ronaldo Marzagão e o secretário de Justiça, Luiz Antônio Marrey, acompanharam a desocupação durante toda a madrugada.

O portão de acesso da faculdade foi trancado com corrente e cadeado pelos manifestantes que permaneceram no prédio até por volta das 2h da madrugada de hoje. A ação policial foi motivada pelo pedido do diretor da Unidade, João Grandino Rodas, por meio de uma carta solicitando a retirada dos manifestantes. Não foi necessário mandado judicial para que fosse feita a desocupação pois a mesma aconteceu em menos de 24 horas, configurando o flagrante. 98 pessoas foram identificadas e liberadas.

A organização começou por volta das 17 h e foi composta por estudantes e pessoas ligadas a movimentos sociais com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Com faixas e cartazes, eles reivindicavam melhorias na educação pública, mais vagas nas universidades e maior investimento por parte dogoverno federal.

Os policiais do Batalhão de Choque entraram no prédio e fizeram a retirada pacífica dos participantes do manifesto que foram deslocados até o 1º DP da Praça da Sé de ônibus. A operação contou com participação de 69 policiais do Batalhão de Choque e da Força Tática, do corpo de Bombeiros e agentes da CET.

Peritos do Instituto Médico Legal estiveram na delegacia para realizar exames de corpo de corpo de delito para garantir que nenhum manifestante tivesse sido agredido.

O caso foi registrado em um único Boletim de Ocorrência tipificado como Esbulho Possessório – que consiste na invasão de bem imóvel alheio.

Da Secretaria de Segurança Pública



08/22/2007


Artigos Relacionados


Governador participa da Comemoração do aniversário do 2º Batalhão da Polícia de Choque

Suplicy e Mercadante apelam a estudantes que ocupam reitoria da USP que façam desocupação pacífica

MDA afirma em nota que só negocia com MST após desocupação de prédio

Governador Cláudio Lembo participa da inauguração de novo prédio da Faculdade Mackenzie

Governador é homenageado na Faculdade de Direito da USP

Cursinho da Faculdade de Direito da USP está com inscrições abertas