Suplicy e Mercadante apelam a estudantes que ocupam reitoria da USP que façam desocupação pacífica



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), ao final da sessão desta terça-feira (22), fez um apelo aos estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) para que eles saiam pacificamente, o que evitaria o confronto com a polícia. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) apoiou o apelo, mas disse considerar inadmissível o uso da tropa de choque da polícia na desocupação.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), por sua vez, disse que o governador de São Paulo, José Serra, enfrenta os "vícios enraizados" na universidade (que é estadual) e tem sido elogiado pela forma como enfrenta o problema.

Um grupo de estudantes e de funcionários da USP ocupa a reitoria desde o dia 3 deste mês em protesto contra medidas tomadas pelo governador que eles consideram serem contrárias ao princípio da autonomia universitária, como a obrigatoriedade de disponibilizar o orçamento da universidade no sistema de contas do estado, o Siafem. No dia 16 a 13ª Vara de Fazenda Pública expediu mandado de reintegração de posse, determinando a desocupação. Desde então os estudantes têm se recusado a deixar o prédio.



22/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Batalhão de Choque faz desocupação pacífica do prédio da Faculdade de Direito

Projeto aprovado pela Comissão de Educação permite que policiais estudantes de Direito façam estágio

BELLO PARGA APÓIA DESOCUPAÇÃO DE UFRJ POR ESTUDANTES E FUNCIONÁRIOS

Suplicy: Lula está liderando uma revolução pacífica

Suplicy elogia desocupação de terra indígena no MT

SUPLICY QUER SOLUÇÃO PACÍFICA PARA CONFLITO NO IRAQUE