BC: juro da pessoa física cai a 40% pela 1a. vez



As famílias pagaram menos pelo crédito em agosto, enquanto as empresas tomaram crédito com juros mais altos. Segundo dados do Banco Central (BC) divulgados nesta quarta-feira (22), a taxa de juros para pessoa física caiu 0,6 ponto percentual, para 39,9% ao ano, na passagem de julho para agosto. Esse é o patamar mais baixo da série histórica do BC, iniciada em julho de 1994.


“O declínio da taxa de juros a pessoas físicas é explicado, principalmente, pela redução do custo relativo ao crédito consignado e pelo aumento da participação dessas operações na carteira de pessoas físicas”, diz relatório do BC.


No caso das pessoas jurídicas, a taxa subiu 0,2 ponto percentual, para 28,9% ao ano. Com isso, a taxa média teve redução de 0,2 ponto percentual, para 35,2% ao ano, no mesmo período.


O spread (diferença entre a taxa de captação e a cobrada dos clientes) ficou em 18,3 pontos percentuais, um aumento de 0,2 ponto para as empresas. No caso das pessoas físicas, houve redução de 0,3 ponto, para 28,6 pontos percentuais.


Fonte:
Agência Brasil



22/09/2010 20:42


Artigos Relacionados


Taxa média de juros para pessoa física cai pela 3ª vez e atinge menor nível desde 1995

Crédito à Pessoa Física do BB cresce quase 23% em um ano

Segundo BC, inadimplência de pessoa física permanece alta

ACM REITERA POSIÇÃO CONTRA AUMENTO DO IR PESSOA FÍSICA

PACOTE: ACM É CONTRA AUMENTO DO IR PARA PESSOA FÍSICA

Liberada a consulta ao 3º lote do Imposto de Renda Pessoa Física