BENEDITA: BETINHO FOI UMA LUZ NA ESCURIDÃO



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ), na homenagem de hoje (dia 14) ao sociólogo Herbert de Souza, afirmou que Betinho, por meio da sua ação unitária e solidária, construiu pontes e abriu caminhos, afastando a intolerância ideológica e o sectarismo política. "Ele representou uma luz na escuridão, mostrando que existe um outro caminho", garantiu.

- Num momento em que neoliberalismo predominante no país elege o individualismo, o egoísmo e o interesse privado como padrões a serem seguidos, em que nosso país está perdendo a sua identidade e a sua auto-estima, pela destruição de sua cultura e o desemprego generalizado - acrescentou.

Benedita da Silva entende que a ação de Betinho demonstrou que "o Brasil é viável e que o cidadão brasileiro participa, sabe tomar iniciativas e assumir responsabilidades. Com o seu exemplo, Betinho ensinou a não se ficar esperando as promessas do governo e nos deu lições de humanismo, de cidadania e de patriotismo".

Na opinião da senadora, o sociólogo deixou um patrimônio de coragem, coerência, persistência e confiança no ser humano. Conforme disse, mesmo enfrentando dificuldades sobre-humanas, Betinho superou desafios pessoais e derrubou barreiras da intolerância política e do egoísmo econômico.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que "provavelmente a morte ficou com vergonha de levá-lo, e demorou, pelo trabalho que desempenhou em vida". Já o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) disse que "a entrevista de Betinho com a posteridade e a história está garantida".



14/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA HOMENAGEIA BETINHO COM O DIA NACIONAL DA AÇÃO DA CIDADANIA

GUILHERME PALMEIRA HOMENAGEIA BETINHO"

VALMIR LAMENTA MORTE DE BETINHO

Marina Silva homenageia memória de Betinho

SEBASTIÃO ROCHA DESTACA TRAJETÓRIA DE BETINHO

SENADO PRESTA AMANHÃ HOMENAGEM A BETINHO