BENEDITA: CONTRIBUIÇÃO DE NIEMEYER PARA FORMAR IDENTIDADE NACIONAL
Durante a sessão em homenagem ao nonagésimo aniversário de Oscar Niemeyer, a senadora Benedita da Silva (PT-RJ) defendeu hoje (dia 4) a importância das obras do arquiteto, sempre comprometido com o povo e com as questões sociais, para a formação da identidade nacional. "Ele é um dos principais arquitetos do século XX e uma das referências intelectuais mais importantes de nosso país", afirmou.
- O que seria do mundo sem Oscar Niemeyer? O que seria de nós se houvesse se multiplicado só essa horrível arquitetura mercantil, que constrói a imensa maioria dos prédios que se erguem no mundo inteiro? Felizmente, Oscar surgiu como o arquiteto do concreto, à altura da plasticidade incomparável que esse novo material oferecia à arquitetura - essas foram palavras de Darcy Ribeiro que a senadora "tomou emprestado", por acreditar que ninguém melhor que o "saudoso senador" para traduzir a beleza das obras do artista.
Benedita lembrou que também no exterior o trabalho de Oscar Niemeyer é reconhecido, fazendo dele o arquiteto brasileiro que mais acumulou prêmios internacionais. "Sua obra transcende fronteiras, espalhando-se por vários países" declarou a senadora chamando atenção para os 413 projetos produzidos ao longo de seis décadas, dos quais 181 foram construídos fora do Brasil.
A senadora lembrou da colaboração do arquiteto na construção de um templo da Assembléia de Deus, no Rio de Janeiro. Benedita enfatizou que a diferença de crenças religiosas não impediu que Oscar Niemeyer projetasse "essa belíssima obra".
04/12/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante ressalta papel de Niemeyer na construção da identidade nacional
BENEDITA: "CAPRICHOSOS" RESGATA CONTRIBUIÇÃO DOS AFRO-BRASILEIROS
CNPq recebe propostas para formar Rede Nacional em Saneamento Ambiental
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa lança edital para formar grupos de trabalho
Gilberto Gil debaterá preservação da identidade nacional
ACM: 90 ANOS DE NIEMEYER É DATA NACIONAL