BENEDITA: "CAPRICHOSOS" RESGATA CONTRIBUIÇÃO DOS AFRO-BRASILEIROS
A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou hoje (dia 12)que o Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Pilares, do Rio de Janeiro, escolheu como enredo para 1998 um tema que não só resgata a contribuição dos afro-brasileiros, como destaca a rica trajetória dos seus descendentes no Brasil. O tema da escola é: "Negra origem, negro Pelé, negra Bené".
Benedita da Silva disse que, desde 1982, a Caprichosos de Pilares vem marcando seus enredos com um estilo crítico, alegre e irreverente, "sempre assumindo posições corajosas", como em 1985, quando exigiu "diretas já", e em 1987, quando disse que "o petróleo é nosso".
Ela se disse honrada por ser incluída, junto com Pelé, na homenagem que a agremiação presta aos afro-brasileiros. Depois de homenagear os carnavalescos Fernando Leandro e Jerônimo, ela leu na tribunao samba-enredo que será cantado na avenida.
Benedita também cumprimentou o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, pela competência com que conduziu os trabalhos nesse período de convocação extraordinária do Legislativo, dizendo que essa foi uma ocasião em que se votou as reformas aspiradas pelo governo, mas também se demonstrou que a oposição não existe apenas para apostar no pior.
- Ainda que tenhamos achado que algumas matérias votadas foram prejudiciais ao povo brasileiro, a oposição se fez presente para que as matérias fossem votadas", afirmou a parlamentar.
Benedita da Silva manifestou seu desejo de que o Legislativo dê prioridade, agora, a matérias que continuam aguardando votação e que, em sua opinião, são igualmente relevantes para a sociedade brasileira.
12/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim elogia documentário exibido pelo Fantástico, que mostra afro-brasileiros como a maioria dos brasileiros marginalizados
BENEDITA: CONTRIBUIÇÃO DE NIEMEYER PARA FORMAR IDENTIDADE NACIONAL
Projeto resgata cultura nacional para brasileiros que vivem na Bélgica
Sarney recebe artistas afro-brasileiros
Fortaleza tem agenda de espetáculos afro-brasileiros em novembro
Paim defende política de integração dos "afro-brasileiros"