BENEDITA DA SILVA: ESQUERDAS LATINAS QUEREM ALTERNATIVAS AO NEOLIBERALISMO



Os partidos e movimentos políticos de esquerda da América Latina e Caribe decidiram redobrar seus esforços para elaborar propostas alternativas ao neoliberalismo, informou hoje (dia 6) ao plenário a senadora Benedita da Silva, ao comentar os resultados doForo de São Paulo, realizado no final da semana passada, em Porto Alegre. O foro teve a participação de representantes de 58 partidos de esquerdae 36 organizações não governamentais de 20 países.

Benedita da Silva, participante do encontro, disse que, na ocasião,ficou constatado que as elites da América Latina e Caribe vêm usando o modelo neoliberal para aumentar suas riquezas, enquanto aumentam o desemprego e a pobreza. Para ela, a privatização indiscriminada na região está desnacionalizando setores com tecnologia avançada, enquanto as camadas mais pobres têm sido vítimas da perda de direitos trabalhistas e previdenciários.

Os participantes do Foro de São Paulo constataram que, apesar da hegemonia do neoliberalismo na América Latina,começam a surgir movimentos de sucesso, inclusive alguns avanços eleitorais importantes.Ela citou o Movimento dos Sem Terra como exemplo de sucesso de conquista social. Lembrou que a cidade de Porto Alegre, que sediou o encontro, é governada há nove anos pelo PT. Além disso, apontou o êxito do orçamento participativo implantado em dezenas de cidades brasileiras pelo PT.

Depois de informar que o 8º Foro dos partidos e movimentos de esquerda será realizado no México, Benedita da Silva estranhou que a imprensa nacional não tenha dado a devida cobertura ao evento, apesar de sua importância.



06/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA DA SILVA COMEMORA DIA DA ÁFRICA

BENEDITA DA SILVA EXALTA PRESTES

Benedita da Silva: 'Mário Covas era coerente.'

Sarney recebe visita de Benedita da Silva

BENEDITA DA SILVA EXALTA ARTISTAS NEGROS

BENEDITA DA SILVA CRITICA REFORMA ADMINISTRATIVA