BENEDITA ELOGIA INCLUSÃO DE LEGENDA PARA SURDOS NA PROGRAMAÇÃO DA GLOBO



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) elogiou hoje (dia 18) o pioneirismo da Rede Globo de TV ao incluir na sua programação a legenda codificada destinada aos portadores de deficiência auditiva. Autora de projeto de lei sobre o assunto, ela afirmou que o Brasil será o primeiro entre os países da América do Sul a possibilitar a milhares de pessoas surdas e com problemas auditivos "o acesso à comunicação, à informação, à diversão e a uma compreensão do nosso país e do mundo".

Ele ressaltou que a legenda codificada na tela da televisão não favorece apenas a um grupo pequeno de deficientes. Na sua opinião, os semi-analfabetos terão seu vocabulário enriquecido, os imigrantes serão auxiliados no aprendizado da língua portuguesa. Além disso, idosos semi-surdos e crianças em fase de alfabetização poderão contar com as legendas para entender e desenvolver o vocabulário.

Depois de observar que existem, segundo informações de entidades ligadas à defesa dos direitos dos surdos, cerca de 12 milhões de brasileiros com problemas auditivos, Benedita da Silva afirmou que as legendas codificadas na TV ampliarão o mercado consumidor dos produtos anunciados. "Publicidades legendadas serão entendidas por um maior número de pessoas e vistas até com mais carinho por aqueles que necessitam da legenda", acrescentou.

A senadora também encaminhou requerimento à Mesa do Senado solicitando a inclusão da legenda codificada na programação da TV Senado.



18/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA QUER OFICIALIZAR LINGUAGEM DOS SURDOS

APROVADA LEGENDA OCULTA NA PROGRAMAÇÃO DAS EMISSORAS DE TELEVISÃO

Leonel Pavan elogia programa de capacitação para o ensino de surdos

Paim defende cotas e elogia a Globo por escalar atriz negra para estrela de "Da Cor do Pecado"

MENDES ELOGIA TV GLOBO POR DIVULGAR MÉRITOS DE RONDÔNIA

Eduardo elogia artigo de O Globo sobre defesa do uso de hidrovias