BENEDITA QUER OFICIALIZAR LINGUAGEM DOS SURDOS



Com a finalidade de integrar melhor os brasileiros surdos na sociedade, projeto da senadora Benedita da Silva (PT-RJ), a ser examinado nesta quarta-feira (dia 17) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), oficializa a linguagem de sinais, característica da comunicação entre os surdos. "A Língua Brasileira de Sinais, expressão dos surdos, fica reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil", estabeleceo projeto.

Para Benedita, a partir do reconhecimento da linguagem dos surdos, eles não mais serão considerados deficientes, e sim, cidadãos plenos que podem lutar por uma política educacional compatível com suas necessidades e uma maior integração no mundo dos ouvintes. "A aprovação de minha proposta significa o reconhecimento do direito de cidadania dos surdos brasileiros", enfatiza.

O projeto prevê, ainda, que a administração pública, direta e indireta, terá que assegurar o atendimento aos surdos, na Língua Brasileira de Sinais, em repartições públicas federais, estaduais e municipais, bem como em estabelecimentos bancários, jurídicos e hospitalares. Os surdos deverão ser atendidos por profissionais intérpretes da língua dos sinais.

A Língua Brasileira de Sinais será incluída nos currículos dos cursos de formação nas áreas de educação especial, fonoaudiologia e magistério como disciplina optativa para o aluno e obrigatória para a instituição educativa, dispõe a proposta. "Os cursos para surdos, especiais ou integrados, deverão proporcionar o ensino nessa linguagem desde a educação infantil até o ensino médio", reivindica Benedita da Silva.

12/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Surdos querem escolas bilíngues com linguagem brasileira de sinais

BENEDITA ELOGIA INCLUSÃO DE LEGENDA PARA SURDOS NA PROGRAMAÇÃO DA GLOBO

MALDANER QUER LINGUAGEM PARA DEFICIENTES AUDITIVOS NA TV SENADO

Tuma quer propaganda eleitoral com tradução simultânea em linguagem de sinais

Aliados de Tarso querem oficializar sua candidatura

SENADORES QUEREM OFICIALIZAR 11 DE AGOSTO COMO DIA DO ADVOGADO