BENEDITA: FESTIVAL DE BRASÍLIA É MOTIVO DE ORGULHO
"O Festivalde Brasília do Cinema Brasileiro é motivo de orgulho e um incentivo aos que defendem uma cultura solidificada no país", destacou hoje (dia 27) a senadora Benedita da Silva (PT-RJ). Em sua opinião, o evento, iniciado no último domingo, sempre teve como marca registrada os debates e, nas suas 30 edições, motivou discussões importantes, transformando-se em fórum privilegiado que reúne grande número de cineastas brasileiros.
- O festival é uma referência nacional para o engrandecimento e o fortalecimento do nosso cinema, fazendo mais do que jus ao seu nome, pois transformou-se em encontro cultural do cinema brasileiro, como falou o cineasta Vladimir Carvalho - disse Benedita.
A senadora chamou atenção ainda para o abaixo-assinado feito pelos artistas na luta contra a redução de incentivos fiscais à cultura, provocado pelo impacto do recente ajuste fiscal.
Conforme a senadora, os artistas reivindicam o resgate do percentual de 5% de dedução do imposto devido, facultado às empresas, para aplicação em projetos culturais, pois esse valor foi reduzido para 4% pelas medidas do ajuste.
- O abaixo-assinado busca exatamente excluir a cultura do corte dos incentivos fiscais e restabelecer os índices máximos de desconto de 5% e 3% para a Lei do Audiovisual e para a Lei Rouanet. Os artistas argumentam que os filmes do Festival de Brasília mostram como a parceria com o governo, por meio de leis de incentivo, tem sido favorável ao cinema nacional - salientou.27/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Petrobras faz 60 anos e é "motivo de orgulho para brasileiros", diz ministro
Valorizar o papel da mulher é motivo de orgulho para o Senado, diz Renan
Paulo Duque: Senado deve ser motivo de orgulho para seus integrantes
Para Ana Rita, ex-presidente Lula é 'motivo de orgulho' para todos
Para senadores, apoio de médicos brasileiros ao povo angolano é motivo de orgulho para o Brasil
Festival de cinema no Rio marca comemorações do Dia Mundial do Orgulho LGBT