BENEDITA: PRIVATIZAÇÃO PREJUDICA DESENVOLVIMENTO DE VOLTA REDONDA



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) alertou para a necessidade de que sejam encontradas alternativas capazes de abrandar a crise que está vivendo o município de Volta Redonda (RJ) depois da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Conforme a senadora, Volta Redonda sempre teve na CSN um pólo gerador de riquezas, eos reflexos da política adotada pela empresa pós-privatização foram desastrosos.

- Isso gerou demissões em massa, contenção salarial e investimentos em outros setores. Além disso, o número de trabalhadores altamente qualificados que foram desligados da CSN,como é o caso dos seus engenheiros, vem aumentando nos últimos anos, desencadeando uma série de fatores negativos como perda de mão-de-obra especializada, perda prematura da memória técnica das empresas, redução do ativo humano e desmotivação para encarar novos desafios - assinalou.

Segundo Benedita, a realidade de Volta Redonda é que a partir das demissões e da contenção salarial praticadas pela empresa, verificam-se quedas acentuadas nas vendas do comércio, na procura e oferta de bens e serviços, aumentando o desemprego e a economia informal. A senadora observa que esse desaquecimento tem provocado perdas progressivas da arrecadação tributária do município, com a conseqüente precarização dos serviços públicos essenciais, como educação e saúde.

Benedita da Silva destacou ainda que, contradizendo todos os discursos pré-privatização, os trabalhadores voltam a ser vítimas da empresa que suas economias também ajudaram a comprar. Para a senadora, embora façam parte do grupo controlador da CSN, não conseguem sensibilizar o Conselho de Administração para a perversidade da política de demissões implantada.



08/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Volta Redonda (RJ) recebe 1ª Mostra de Arte Negra Azoeira

CÂNDIDO PEDE APURAÇÃO RIGOROSA DE EXPLOSÃO DO MONUMENTO DE VOLTA REDONDA

BENEDITA: REFORMA DA PREVIDÊNCIA PREJUDICA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

BENEDITA CRITICA O PROGRAMA DE PRIVATIZAÇÃO

PRIVATIZAÇÃO DE FURNAS É CONTESTADA POR BENEDITA

BENEDITA: PRIVATIZAÇÃO DAS TELES JÁ DEIXOU DEZ MIL SEM EMPREGO