Volta Redonda (RJ) recebe 1ª Mostra de Arte Negra Azoeira



A Associação Amigos na Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura (FCP/MinC), realiza, a partir desta quarta-feira (12) até sexta-feira (14), em Volta Redonda (RJ), a “1ª Mostra de Arte Negra Azoeira”, que celebrará a formação dos agentes culturais que participaram do projeto Núcleo de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra (Nufac 2013).

Segundo Renata Cipriano, coordenadora geral da Amigos na Cultura (organização não governamental que coordena o Nufac RJ), o evento é também uma oportunidade de novos artistas e produtores formados pelo projeto coloquem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante os cursos. “Nossa proposta é envolvê-los em toda a concepção da mostra, desde a pré-produção até a apresentação dos eventos, por exemplo,” afirma.

Ainda de acordo com Renata, os jovens agentes culturais também terão a oportunidade de trocar conhecimentos com artistas e produtores culturais já experientes em suas áreas de atuação. “Além dos produtores de arte locais, nós também convidamos artistas de outros estados, como Bahia e Minas Gerais. Os nossos alunos farão um verdadeiro intercâmbio de experiências”, comemora.

Atrações

Durante os dias do evento, que é gratuito, o público poderá conferir grupos de teatro e de dança, debates, exibição de filmes nacionais e discussões a respeito de políticas públicas para novos artistas e produtores culturais locais. Renata Cipriano explica que a programação é uma promoção da arte e da cultura negra urbana. “Volta Redonda é uma cidade que tem essa característica urbana muito forte. Então, porque não unir a juventude e a cultura negra com mais esse elemento marcante?”, encerra a coordenadora da ‘Amigos na Cultura’.

Nufac’s

Por meio de chamada pública e com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), a FCP/MinC selecionou 10 propostas de entidades que possuíam a capacidade técnica e administrativa para oferecer cursos de formação profissional na área cultural para jovens negros e negras de todo o Brasil nos Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra (Nufac’s). 

Foram investidos cerca de R$ 4 milhões na formação profissional de 1.200 jovens do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, oriundos das classes sociais C, D e E.

Fonte:
Fundação Cultural Palmares



12/02/2014 14:03


Artigos Relacionados


BENEDITA: PRIVATIZAÇÃO PREJUDICA DESENVOLVIMENTO DE VOLTA REDONDA

CÂNDIDO PEDE APURAÇÃO RIGOROSA DE EXPLOSÃO DO MONUMENTO DE VOLTA REDONDA

Senado recebe o projeto Arte Superando Barreiras com mostra da mineira Kátia Santana

Semana Nacional dos Museus tem mostra interativa, ação educativa, mesa redonda e oficina de preparo do café

Rota da Liberdade mostra a dimensão da herança negra em SP

Mostra de arte