BENEDITA QUER MAIOR INTERCÂMBIO COM AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA



O esforço desenvolvido pelos países africanos de língua portuguesa para estreitar os laços de amizade e as relações comerciais com o Brasil foi destacado pela senadora Benedita da Silva (PT-RJ), ao reportar-se a recente visita ao país do presidente da Guiné-Bissau, Bernardo Vieira.

- Nossas relações com a África, sua história, suas perspectivas e desafios, constituem tema que transcende a diplomacia, dizendo respeito à própria definição da identidade e do projeto nacional do nosso país, um país em desenvolvimento - acentuou.

Com aproximadamente 1,1 milhão de habitantes, a Guiné-Bissau é uma das mais pobres repúblicas do mundo, registrando o mais elevado índice de ajuda internacional por habitante, acrescentou a senadora. Palco de muitas lutas pela independência, a exemplo das demais nações africanas, a história democrática do país começa em 94, quando o atual presidente foi escolhido em eleições consideradas livres por observadores internacionais. Com relações diplomáticas estabelecidas desde 1974, Brasil e Guiné-Bissau mantêm intercâmbio modesto, lamentou a senadora.

Benedita da Silva confia em que a evolução da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ajude a fomentar relações bilaterais de maior expressão, tanto em nível de programas de cooperação - "o presidente João Bernardo Vieira manifestou especial interesse na tecnologia agrícola da Embrapa" - quanto no plano comercial. Acordos assinados nas áreas de comércio, cooperação técnica e científica, trabalho e desenvolvimento profissional, deverão ter suas atividades intensificadas, salientou.

18/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS DESTACA INTERCÂMBIO ENTRE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Inicia audiência sobre intercâmbio cultural entre países da comunidade de língua portuguesa

Papaléo quer Dia Nacional da Língua Portuguesa

Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa

Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa

BENEDITA REGISTRA SEMINÁRIO SOBRE INTEGRAÇÃO COM PAÍSES AFRICANOS