JÚLIO CAMPOS DESTACA INTERCÂMBIO ENTRE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
O senador Júlio Campos (PFL-MT) registrou o primeiro aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), destacando ser uma tendência mundial "o reagrupamento entre países que se unem por interesses específicos não apenas no campo dos valores políticos e culturais, mas também no desenvolvimento econômico e social".
Ele ressaltou queos objetivos da CPLP são a cooperação político-diplomática, o intercâmbio cultural e a materialização de projetos de promoção e difusão do idioma português. A seu ver, a união dos países de língua portuguesa estreitou laços diplomáticos e fez crescer o diálogo com as nações que têm, a par do idioma, afinidades técnicas, culturais e históricas. Tal fato, a seu ver, constitui um passo importante para a política externa brasileira,.
Para Júlio Campos, essa comunidadenão deve se restringir apenas às questões do idioma, mas também redefinir uma política que faça a língua portuguesa alcançar uma posição mais privilegiada no contexto das línguas oficiais. "É inconcebível que, sendo o terceiro idioma mais falado no mundo ocidental, o português não seja sequer admitido como língua de trabalho nos auditórios da Organização das Nações Unidas".
Na opinião do senador, a constituição da comunidade dos países de língua portuguesa não deve ser vista como uma alternativa aos entendimentos de natureza econômica que tem como base a geopolítica, em prejuízo de acordos como o Mercosul, o Nafta, a Alca.
- A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa deve ser um instrumento de intercâmbio e coordenação dos posicionamentos dos países-membros no panorama dos temas políticos e econômicos da atualidade e do futuro - frisou ele.05/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inicia audiência sobre intercâmbio cultural entre países da comunidade de língua portuguesa
Portal de informações vai promover colaboração entre países de língua portuguesa
Relação comercial entre Brasil e países de língua portuguesa é tema de palestra
Aprovado acordo sobre extradição de pessoas entre países de língua portuguesa
Senado aprova acordo que acaba com exigência de visto entre países de língua portuguesa
BENEDITA QUER MAIOR INTERCÂMBIO COM AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA