Benedito de Lira comemora redução na mortalidade infantil



Ao discursar no Plenário na tarde desta quarta-feira (25), o senador Benedito de Lira (PP-AL) comemorou a redução de 75% na taxa de mortalidade infantil do Brasil, entre os anos de 1990 e 2012. O número consta de um relatório divulgado na semana passada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os dados são de um estudo realizado com a colaboração da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial.

Com base no relatório, o senador informou que, em 1990, o país registrou 52 mortes de crianças a cada mil nascidos vivos. Em 2012, a taxa foi de 13 mortes a cada mil nascidos vivos. Benedito lembrou que um dos objetivos do milênio estabelecidos pela ONU em 2000 previa a redução da mortalidade de crianças de menos de 5 anos para 21 mortes a cada mil nascidos vivos até 2015 no Brasil. Assim, o país já superou em 33% a meta estabelecida, mais de um ano antes do prazo previsto – o que coloca o Brasil com o melhor desempenho entre os países da América Latina.

Benedito disse que a redução da mortalidade é “excelente” para o Brasil e, especialmente, para Alagoas. O senador disse que seu estado se destacou como o de maior redução no período: 83% em crianças de até um ano. Segundo Benedito, Alagoas deixou de ser exemplo de descaso com a infância para ser exemplo de atenção com gestantes e bebês.

Para o senador, os novos índices registrados em Alagoas "não são obra do acaso". Ele disse que a queda na mortalidade decorre de políticas públicas adequadas, cooperação de esforços entre os governos, ampliação de maternidades, aparelhamento de postos de saúde e novas UTI no interior do estado, entre outras medidas. O senador também destacou as parcerias do estado com a Unicef e com organizações da sociedade civil.

Outras medidas que receberam elogio do senador foram a humanização e a individualização no atendimento da gestante e do bebê e o programa Mais Médicos, do governo federal. Benedito reconheceu que ainda há “um longo caminho a trilhar”, com mais investimentos em capacitação e estrutura, mas apontou que os bons números se tornam conquistas especiais, já que ocorrem no estado mais pobre do país.

- Temos muito a comemorar, mas não vamos esmorecer enquanto houver gestantes e bebês em estado de risco – concluiu.



25/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira comemora redução nos índices de mortalidade infantil em Alagoas

Benedito de Lira pede redução do custo de equipamentos destinados a deficientes

Benedito de Lira comemora desenvolvimento econômico de Alagoas

Benedito de Lira comemora criação de 2,5 mil vagas nos cursos de medicina

Benedito de Lira comemora aprovação de projeto que beneficia pessoas com deficiência

Benedito de Lira comemora licença prévia para estaleiro em Alagoas