Benedito de Lira comemora redução nos índices de mortalidade infantil em Alagoas



Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (6), o senador Benedito de Lira (PP-AL) comemorou a redução dos índices de mortalidade infantil no estado de Alagoas.

- Após muito esforço do governo e da sociedade, deixamos de ser exemplo de descaso com a infância para mostrarmos como é possível evitar essa tragédia – declarou o senador.

Benedito de Lira destacou o estudo Avanços e desafios: a redução da mortalidade infantil em Alagoas, publicado em dezembro do ano passado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo o estudo, Alagoas registrava 58,4 mortes por mil nascidos vivos, no ano de 2000. Esse número representava o dobro da média nacional. Alagoas tinha o pior índice de todos os estados e hoje está em 17º lugar, com 20,5 óbitos a cada mil nascimentos.

O senador elogiou a atuação do governador Teotônio Vilela (PSDB) em relação ao tema. Aplicação de recursos na ampliação e modernização de hospitais, com atendimento humanizado, parcerias com a sociedade civil e integração dos entes governamentais foram medidas apontadas pelo senador como importantes para a conquista da redução da mortalidade infantil em Alagoas. Benedito de Lira também destacou o programa Rede Cegonha e elogiou a parceria entre o estado, o governo federal e as prefeituras municipais.

Para Benedito de Lira, a morte de uma mãe no parto ou de um recém-nascido não pode ser entendida apenas como uma fatalidade, pois há recursos para que essa morte seja evitada. Segundo ele, o avanço nos índices não é obra do acaso, mas da combinação de várias políticas públicas. Foram inaugurados hospitais infantis e ampliadas coberturas para gestantes e também houve um programa destinado à atenção com os prematuros, além de incremento no saneamento básico.

O senador reconheceu que há ainda muito a fazer e registrou a intenção do estado em modernizar hospitais, em Maceió e no interior, e incentivar os consórcios intermunicipais de saúde. Ele ainda pediu o apoio dos prefeitos alagoanos para que o estado “chegue ainda mais longe”.

- Passamos de um caso de fracasso para exemplo de que é possível mudar – declarou.



06/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira comemora redução na mortalidade infantil

Benedito de Lira comemora desenvolvimento econômico de Alagoas

Benedito de Lira comemora licença prévia para estaleiro em Alagoas

Benedito de Lira destaca crescimento do turismo em Alagoas

Benedito de Lira quer reduzir dívida de Alagoas

Benedito de Lira contesta Ibama sobre estaleiro em Alagoas