Benedito de Lira pede urgência na implantação do Água para Todos
Em discurso nesta quinta-feira (14) no Plenário, o senador Benedito de Lira (PP-AL) pediu a implantação de um programa para levar água de qualidade para o interior da região Nordeste. O governo federal já manifestou intenção de criar uma versão do Luz para Todos com esse objetivo.
Benedito de Lira disse que, ao longo da história do Brasil, a água sempre fez falta ao nordestino da região do semiárido. Segundo o senador, é preciso mais vontade política para mudar a situação.
- Vivemos no começo do terceiro milênio, na era da cibernética, da engenharia genética, dos supercomputadores, das ciências sem limite. Por outro lado, o povo do sertão do Nordeste e, mesmo do agreste, não tem água para beber. Quando digo que não tem água, não tem água limpa, potável, água de boa qualidade - disse.
O senador citou um estudo segundo o qual, consideradas as fontes possíveis de água na natureza, um pernambucano dispõe de mais água do que um alemão, por exemplo. Apesar disso, segundo o parlamentar, o acesso à água potável no Nordeste fica em torno de 10% do potencial.
Benedito de Lira afirmou que a falta de água potável deriva das falhas de planejamento, como no caso do crescimento desordenado das cidades. O senador lembrou ainda que a água de baixa qualidade traz reflexos diretos na saúde humana. Segundo o senador, é preciso criar logo o programa Água para Todos, para racionalizar o uso da água e cuidar melhor das fontes naturais.
- O Água para Todos será um dos maiores programas sociais da história. Quem tem sede tem pressa e não podemos nos omitir - afirmou.
14/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Benedito de Lira pede solução para problemas financeiros de estados e municípios
Benedito de Lira pede 'corrente de fé' por Lula
Benedito de Lira pede que governo federal assuma prestações de casas para desabrigados em Alagoas
Benedito de Lira pede mais investimento no Nordeste
Benedito de Lira aponta baixa qualidade da educação pública e pede mais recursos para o Nordeste
Benedito de Lira pede anistia das dívidas de pequenos produtores