Benedito de Lira quer incentivo para turismo externo e interno




O senador Benedito de Lira (PP-AL) defendeu melhorias na infraestrutura de rodovias, portos e aeroportos para que o Brasil receba mais turistas do exterior. Nesta segunda-feira (26), véspera do Dia Mundial do Turismo, ele também pediu melhoras na aviação regional, para melhorar o turismo interno.

De acordo com o parlamentar - que preside a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) -, o Brasil é "o melhor e mais perfeito território do mundo" para o turismo. Citou a Região Nordeste, que além de sua beleza natural tem "uma culinária riquíssima" e "um povo acolhedor". Citou ainda, entre outras coisas, a exuberância da Floresta Amazônica; o clima temperado do Sul; as chapadas e o pantanal, na região Centro-Oeste; e o turismo de aventura na Região Sudeste.

Benedito de Lira lamentou a péssima qualidade do turismo receptivo nos portos brasileiros. Lembrou que, de 2005 para cá, o número de turistas que chegaram de navio ao Brasil passou de 140 mil para 600 mil. Também criticou o estado das rodovias e disse que a presidenta Dilma Rousseff está atenta para a situação dos portos brasileiros.

Ele disse que a presidente deve ainda aproveitar a reestruturação do Ministério do Turismo para reavaliar e incentivar os programas de formação de mão de obra especializada, outra grande deficiências do turismo brasileiro. Pediu ainda que sejam concedidos novos incentivos fiscais e logísticos para atrair investimentos de grandes redes de hotéis.

O senador criticou a exigência de vistos para algumas nacionalidades, devido à política de reciprocidade adotada pelo Brasil. Disse que essa política faz com que o Brasil perca milhões de turistas americanos que, devido a dificuldades burocráticas, preferem visitar destinos no Caribe e adjacências.

Benedito de Lira pediu também mais incentivos à aviação regional, para incentivar o turismo interno. O senador, que representa Alagoas, disse que, para ir de seu estado ao Ceará, precisa fazer uma conexão em Brasília e aguardar até quatro horas por um voo para Fortaleza.



26/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira articula plano para turismo nacional

Benedito de Lira propõe criação de horário obrigatório para divulgação do turismo

Benedito de Lira cobra política de incentivo à indústria sucroalcooleira

Benedito de Lira destaca crescimento do turismo em Alagoas

Benedito de Lira faz balanço dos trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo

Benedito de Lira quer tratamento diferenciado para Alagoas