Beneficiados do Bolsa-Atleta conquistam três ouros no judô nos Jogos Escolares Britânicos



O Brasil mostrou sua competência no judô ao estrear nos Jogos Escolares do Reino Unido e garantiu três ouros e uma prata na última segunda-feira (7) por quatro beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Pela manhã de segunda, Camila Nogueira e Gabriel Souza foram os campeões, e à tarde foi a vez de Ana Carla e Ricardo Júnior conquistarem prata e ouro, respectivamente.

Nesta terça-feira (8), lutam Luiz Marcoz e Jéssica Pereira, e será realizada a competição por equipe. As equipes de atletismo e natação só competirão na quarta-feira (9), no Parque Olímpico.

Os atletas do judô tiveram que fazer a prova de pesagem às 7h (horário local), e se depararam com o primeiro desafio: a diferença das exigências dos ingleses. Todos tinham que estar com a calça do quimono, o que geralmente é dispensado, pelo peso da roupa. Passado esse desafio, Gabriel Souza foi o primeiro a entrar no shiai-jo (área de competição) e após três lutas conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 81 quilos.

Seu desempenho foi tão bom que recebeu elogios da plateia: “Acabou com os adversários”, ouviu de um espectador. “Eu sempre entro pensando em ganhar. Se não der o primeiro lugar, corro atrás das outras colocações, mas meu objetivo é ganhar. Hoje meu foco é nas Olimpíadas de 2016, treino duro para isso”, afirma Gabriel.

Camila Nogueira teve que passar por cinco adversárias. A final foi disputada com uma velha conhecida, a inglesa Jodie Myer, para quem a brasileira perdeu no início do ano na França. Desta vez, porém, Camila levou a melhor e também conquistou o ouro na modalidade acima de 70 quilos.

“Foi uma competição difícil para mim, mais pelas condições: dormi mal e estou sem minha família. Ontem quis muito voltar para casa, mas hoje resolvi focar e correr atrás do meu objetivo. Agora está tudo bem, dever cumprido”, comemora a atleta.

À tarde, Ricardo Santos enfrentou cinco adversários para conquistar o ouro na modalidade até 66 quilos. A última luta foi contra o inglês Kyle Sweet. Por fim, a atleta Ana Carla conquistou a prata, após competir com Bekky Livesey.

A equipe de judô é composta por seis atletas de vários estados brasileiros e um técnico, todos beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. A escolha dos atletas para participar dos Jogos Escolares do Reino Unido foi baseada nos resultados das Olimpíadas Escolares Brasileiras. Assim como o técnico Igor Rocha, que treina uma equipe em Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



08/05/2012 14:30


Artigos Relacionados


Delegação brasileira chega a Londres para disputar os Jogos Escolares Britânicos

Brasileiras do judô conquistam três medalhas na China

Beneficiários do Bolsa-Atleta conquistam 156 medalhas no Parapan de Guadalajara

Bolsa Atleta publica nova lista de beneficiados

Esportistas de modalidades não-olímpicas também serão beneficiados com o Bolsa-Atleta

Mais de 260 atletas olímpicos e paralímpicos são beneficiados pelo Bolsa-Atleta