Benevides quer criar Conselho Nacional da Defensoria Pública



O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) anunciou a apresentação, na quinta-feira (27), de proposta de emenda à Constituição, com o apoio de 200 deputados, criando o Conselho Nacional da Defensoria Pública. Esse órgão colegiado, conforme o deputado, teria a atribuição de controlar a atuação administrativa e financeira da Defensoria Pública e o cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.

A atuação desse colegiado, segundo Benevides, seria semelhante às dos Conselhos Nacional do Ministério Público e da Justiça. O objetivo, como disse, é reforçar a ação dos defensores públicos em defesa da cidadania.

O deputado anunciou também que será relator de comissão especial a ser criada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), para analisar as propostas de piso salarial dos advogados públicos e dos defensores públicos. nesta terça-feira (25).

O deputado Mauro Benevides foi convidado a participar da homenagem prestada pelo Senado Federal ao Dia da Defensoria Pública por ter sido o segundo signatário da Constituição de 1988, que criou a instituição. O primeiro signatário foi o deputado Ulysses Guimarães.



25/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande quer criar Escola Nacional de Segurança Pública

Conselho aprova defensoria pública para população de rua

Senadores comemoram Dia Nacional da Defensoria Pública

Senado celebra Dia Nacional da Defensoria Pública

Mozarildo comemora Dia Nacional da Defensoria Pública

Senado comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública