Senadores comemoram Dia Nacional da Defensoria Pública



O senador Mão Santa (PMDB-PI) abriu, há pouco, a sessão em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio. O evento foi solicitado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

VEJA MAIS

De acordo com o artigo 5º, inciso LXXIV, da Constituição, todo indivíduo, brasileiro ou estrangeiro, tem o direito fundamental de acesso à Justiça, ainda que esteja sem condições financeiras para pagar advogado particular. Nesse caso, o Estado tem o dever de garantir assistência jurídica ampla e gratuita, por meio da Defensoria Pública.

Criada especialmente com esse objetivo, a Defensoria Pública está prevista no artigo 134 da Constituição e tem a missão de garantir o acesso das pessoas carentes à Justiça, por meio de assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita.Esse auxílio é feito pelos defensores públicos federais a todos aqueles que comprovarem insuficiência de recursos, com renda familiar até o limite de isenção do Imposto de Renda, atualmente de R$ 1.499,15.

Caso a renda familiar ultrapasse esse valor, a pessoa poderá obter assistência gratuita se comprovar gastos extraordinários, como despesas com medicamentos, material especial de consumo, alimentação, entre outros.

Segundo a página da Defensoria Pública da União na internet, a assistência jurídica judicial engloba o ajuizamento de ações, a apresentação de recursos aos tribunais e a defesa em processos cíveis ou criminais diante do Poder Judiciário. A assistência jurídica extrajudicial compreende a orientação e o aconselhamento jurídicos, feitos pelo defensor público, além da conciliação e da representação do assistido junto à Administração Pública.

A Lei Complementar 80/94 organiza a Defensoria Pública da União, estabelecendo que os defensores públicos federais atuem na Justiça Federal, Militar, Eleitoral, Trabalhista, nos Tribunais Superiores e no Supremo Tribunal Federal (STF), além dos Juizados Especiais Federais. A Defensoria Pública da União representa o cidadão contra a União, suas autarquias, fundações e órgãos públicos federais. A entidade tem representação em todos os estados.

Simone Franco e Helena Daltro / Agência Senado



25/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mutirões em 13 estados e DF comemoram Dia Nacional da Defensoria Pública

Senadores comemoram 20 anos do primeiro curso da Escola Nacional de Administração Pública

Senadores comemoram Dia Nacional dos Ostomizados

Senadores destacam papel da Defensoria Pública

Senado celebra Dia Nacional da Defensoria Pública

Mozarildo comemora Dia Nacional da Defensoria Pública