BIANCO PEDE AVERIGUAÇÃO DE MINISTÉRIOS SOBRE RECURSOS APLICADOS EM RONDÔNIA



O senador José Bianco (PFL-RO) pediu hoje (9) que os Ministérios dos Transportes, Saúde e Previdência façam uma averiguação imediata para saber se os recursos por eles liberados para o estado de Rondônia estão recebendo o tratamento correto, uma vez que esses recursos teriam que ficar em contas bancárias específicas e movimentadas dentro de regras estabelecidas quando das assinaturas desses convênios entre os órgãos federais e o governo estadual.

José Bianco afirmou que a última novidade em Rondônia "são denúncias de que o governo estadual tem movimentado sistematicamente junto a instituições financeiras os recursos oriundos dos convênios assinados entre o governo estadual e organismos federais como o DNER e a Secretaria de Ação Social do Ministério da Previdência".

O senador reportou-se ainda ao chamado Escândalo do FGTS, que mereceu reportagem na revista Isto É, sobre o contrato firmado entre o estado euma empresa gaúchaque intermediou junto à Caixa Econômica Federal o pagamento do FGTS ao governo estadual. Segundo o senador, esses servidoresforam contratados no passado e não eram optantes do Fundo de Garantia. Os recursos, conforme disse, somam R$ 2 milhões e 247 mil, dos quais 30% seriam pagos à empresa gaúcha responsável pela intermediação .

Sobre o assunto, José Bianco destacou nota oficial do governo estadual, garantindo que todas as quantias sacadas indevidamente serão devolvidas e nenhum servidor será prejudicado. O senador registrou também artigo de um dos procuradores de Rondônia, Joel de Oliveira, sob o título "Uma Instituição sob Suspeita", no qual o procurador destaca peças de dois processos que tramitam na Justiça contra o governador de Rondônia.

José Bianco observou que o primeiro processo se refere a desvio de dinheiro da merenda escolar e o outro a desvio de dinheiro de uma campanha de combate à Aids.



09/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BIANCO DIZ QUE RONDÔNIA PERDEU EM APLICAÇÕES DE RECURSOS DO FNO

BIANCO DESTACA OS TRABALHOS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM RONDÔNIA

JOSÉ BIANCO DESTACA DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO EM RONDÔNIA

Flávio Torres quer recursos do pré-sal aplicados na educação

Raupp pede recursos para estradas de Rondônia

Recursos federais serão aplicados na construção de Bancos de Alimentos